Ciclone extratropical se forma nas próximas horas e deixa alertas neste fim de semana; confira a previsão

A formação de um ciclone extratropical já nas próximas horas vai deixar o final de semana com tempo instável. O sistema deixa diversos municípios em alerta por causa das chuvas e riscos de tempestades.
- Veja também: Ciclone começa a se formar e traz intensa mudança para 4 estados já nesta sexta, 9; confira os alertas
Já nesta sexta-feira (9), o tempo mudou no Sul do Brasil. Durante a manhã, nuvens carregadas provocaram chuvas sobre a Campanha Gaúcha, acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas, especialmente em áreas próximas a Uruguaiana/RS.
Ainda durante a tarde e no decorrer da noite, um ciclone extratropical se forma nas proximidades da Região Sul do Brasil. O sistema é resultado do aprofundamento de uma área de baixa pressão localizada sobre a Argentina, que provoca perturbações e, consequentemente, instabilidades na atmosfera.
O ciclone possui uma frente fria associada, cujo avanço favorece a ocorrência de chuvas intensas e aumenta o risco de temporais sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. A seguir, acompanhe a previsão do tempo com mais detalhes para este final de semana.
Sábado: chuvas intensas e tempestades mantêm estados em alerta
O início do fim de semana será marcado por tempo fechado no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. A presença de nuvens e instabilidades está associada à atuação da frente fria ligada ao ciclone extratropical, posicionado nas proximidades do extremo sul do Brasil.

Na madrugada de sábado (10) e no começo da manhã, há previsão de chuvas intensas e tempestades sobre o interior do Rio Grande do Sul. O risco de transtornos é elevado, incluindo alagamentos, quedas de energia elétrica, quedas de árvores e possibilidade de granizo. As regiões de Uruguaiana/RS, Alegrete/RS, São Borja/RS e Santa Rosa/RS concentram os maiores riscos.
A partir do final da manhã e ao longo da tarde, as instabilidades se espalham por toda a Região Sul e avançam para áreas do Centro-Oeste, especialmente para o Mato Grosso do Sul. Um corredor de umidade contribui para a intensificação das chuvas e tempestades nessas áreas, mantendo os quatro estados em atenção e alerta.

Com a chegada da noite, a frente fria avança por uma faixa que se estende da capital Porto Alegre/RS até Porto Murtinho/MS, configurando uma região de forte instabilidade e elevado potencial para transtornos.
Domingo: SC, PR e MS seguem sob risco de tempestades
No domingo (11), o tempo tende a ficar mais estável para grande parte do Rio Grande do Sul. O ciclone extratropical se desloca em direção ao oceano Atlântico, reduzindo a intensidade das chuvas no estado. Chuvas fracas ainda são previstas para o sul gaúcho, enquanto as demais áreas terão variação de nebulosidade ao longo do dia.

Por outro lado, o norte do Rio Grande do Sul segue com previsão de pancadas moderadas ao longo do domingo (11), cenário semelhante ao de Santa Catarina, onde as chuvas mais intensas se concentram no norte do estado.
No Paraná, a situação permanece mais instável. A frente fria atua em praticamente todo o estado, provocando chuvas intensas e elevando o risco de tempestades, inclusive com potencial para granizo. Os alertas valem tanto para o sábado (10) quanto para o domingo (11).

No Mato Grosso do Sul, à medida que a frente fria avança, o estado também entra em alerta. As chuvas se concentram principalmente na região central, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, exigindo atenção redobrada de moradores e produtores rurais, já que há risco de granizo.
Os acumulados de chuva até este domingo (11) serão elevados, especialmente no oeste da Região Sul e do Mato Grosso do Sul, com pontos onde os volumes podem atingir ou superar os 100 mm. Nas áreas mais centrais e a leste dos estados, os acumulados variam entre 20 e 60 mm.

Sobre tudo é importante ficar atento aos alertas emitidos pela Defesa Civil do seu estado e evitar locais onde há riscos de alagamentos, enxurradas, queda de árvores e galhos. Além, de sempre acompanhar a previsão do tempo para a sua região e seu estado.