Ciclone e frente fria atuam no Brasil já neste fim de semana; confira as áreas sob alerta

Um ciclone se desenvolverá entre a noite do próximo sábado e o domingo. Sua frente fria avançará sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, trazendo tempestades severas e chuvas intensas de até 100 mm.

Ao longo deste sábado (20), chuvas fracas a moderadas já estarão se formando sobre o Rio Grande do Sul. No entanto, o destaque deste final de semana fica para o domingo (21), quando um ciclone e sua frente fria associada começarão de fato a avançar pelo Brasil, trazendo chuvas fortes para toda a região Sul.

Ciclone e frente fria causam tempestades severas

Entre a noite do próximo sábado e a madrugada do domingo, uma região de baixa pressão irá se aprofundar e configurar um ciclone, com centro na altura entre a Argentina e o Uruguai. Este ciclone estará associado a uma frente fria, que avançará pelo país causando tempestades severas.

Previsão de probabilidade de chuva neste domingo durante a madrugada.
Previsão de probabilidade de chuva neste domingo durante a madrugada ilustra a frente fria avançando pelo Rio Grande do Sul com tempestades severas e chuvas muito intensas.

Já na madrugada do próprio domingo (21), o sistema avançará pelo Rio Grande do Sul com tempestades severas, rajadas fortes de vento e chuvas volumosas que podem causar transtornos para a população gaúcha - como é possível de se observar na figura acima.

Durante a manhã e a tarde do domingo, as chuvas se espalharão também por Santa Catarina e pelo Paraná, conforme o sistema frontal avança em direção norte. Embora as capitais Florianópolis e Curitiba não sejam tão afetadas pelas chuvas no domingo, Porto Alegre pode registrar chuvas fortes.

Previsão de nebulosidade, chuva e ventos no domingo durante a tarde.
Previsão de nebulosidade, chuva e ventos no domingo durante a tarde mostra pancadas de chuva se formando em todos os estados da região Sul devido ao avanço de uma frente fria.

Ao total, as regiões mais afetadas serão todo o território do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, onde os acumulados totais de chuva chegam a 100 mm, o que pode ocasionar transtornos para a população - como pode ser observado na figura abaixo.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo mostra que no RS, oeste de SC e sudoeste do PR, as chuvas podem atingir volumes de até 100 mm, causando transtornos.

Ao longo da segunda-feira (22), chuvas intensas ainda podem se formar na região Sul, e na sequência, a frente fria avança em direção ao Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Em outras palavras, haverá condições para formação de tempestades com raios também em outros estados do país.

Ao total, os acumulados de chuva na região Sul podem chegar a 100 mm, com rajadas de vento intensas e descargas elétricas. Há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, enchentes e alagamentos, especialmente no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.

Como as tempestades podem causar transtornos significativos em diversos municípios, não deixe de acompanhar as previsões específicas para a sua localidade ao longo dos próximos dias. Assim você evita ser pego de surpresa pelo mau tempo.