Ciclogênese ocorre no próximo fim de semana: alertas de chuvas intensas em 5 estados do centro-sul do Brasil; confira

A formação de um ciclone e sua frente fria associada trará tempestades severas para cinco estados do Brasil entre o próximo domingo e a segunda-feira. Confira quais estados serão afetados.

Previsão de acumulados totais até este sábado.
Previsão de acumulados totais até este sábado mostra situação do país antes da ciclogênese que ocorrerá no domingo, trazendo chuvas intensas para 5 estados do país.

Ao longo desta semana, uma frente fria de intensidade baixa causará uma mudança significativa no tempo na região Sul e parte do Sudeste (especialmente São Paulo e Rio de Janeiro), com registro de chuvas moderadas - como pode ser observado na figura acima.

Embora o sistema não cause grandes transtornos para a população, ele traz uma mudança no tempo. Isso sinaliza uma mudança de padrão climático que fará frentes frias voltarem a se formar com maior intensidade no Brasil.

Essa situação culminará na formação de um sistema mais intenso no centro-sul do país, que ocorrerá ao longo do próximo final de semana e trará novamente tempestades severas para o Brasil. Confira mais detalhes da previsão a seguir.

Ciclogênese causa tempestades fortes semana que vem

Na noite de sábado (26), se inicia o aprofundamento de uma região de baixa pressão na altura do Rio Grande do Sul. Esse sistema se transformará, ao longo do domingo (27), em um ciclone cuja frente fria associada avançará pelo país na semana que vem.

Previsão de pressão, nebulosidade e chuva no domingo durante a noite.
Previsão de pressão, nebulosidade e chuva no domingo durante a noite mostra o ciclone se formando sobre o Rio Grande do Sul, causando chuvas nos estados do Sul e no Mato Grosso do Sul.

Já no próprio domingo (27), o ciclone e sua frente fria estarão causando tempestades fortes no estado gaúcho, em grande parte de Santa Catarina, no sul e oeste do Paraná e no sul e oeste do Mato Grosso do Sul. As pancadas podem ser localmente intensas e trazer acumulados de até 100 mm de chuva para alguns municípios.

As tempestades trazem acumulados de até 100 mm e ventos fortes de até 100 km/h entre o domingo (27) e a segunda-feira (28), com risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e ocorrência de granizo, que pode danificar plantações.

As tempestades mais fortes são esperadas ao longo do domingo e da segunda-feira - sendo que na segunda, o estado de São Paulo também será afetado pelo sistema. Na terça-feira (29), o sistema já terá avançado em direção ao oceano e não estará mais causando chuvas fortes no Brasil, embora ainda possa ocasionar chuvas fracas em alguns estados.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final da próxima terça-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da próxima terça-feira mostra estados que serão mais afetados pela chuva do ciclone / frente fria que se formam ao longo deste final de semana.

Entre os estados mais afetados pela chuva entre o domingo (27) e a segunda-feira (28) estão:

  • Rio Grande do Sul - Todo o território;
  • Santa Catarina - Todo o território;
  • Paraná - Todo o território;
  • Mato Grosso do Sul - Chuvas mais intensas ocorrem no sul, mas chuvas fracas podem ser registradas em todo o território.
  • São Paulo - Chuvas mais intensas no litoral sul e na região metropolitana, mas chuvas fracas podem se formar em outras parte do estado.

Após sua passagem, a frente fria ainda poderá causar chuvas fracas e menos significativas no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no litoral da Bahia entre a terça-feira (29 de Julho) e a sexta-feira (01 de Agosto).

Com essa ciclogênese e a frente fria que estão sendo previstas para os próximos dias, vale a pena conferir as previsões de precipitação para seu município específico que estão disponíveis aqui no portal da Meteored | Tempo.com. Assim você entende exatamente o que esperar para os próximos dias na sua cidade.