Chuvas reduzem no Sul e as temperaturas caem no Centro-Sul

Com o afastamento do ciclone extratropical as chuvas diminuem e o tempo firme passa a predominar na Região Sul. Destaque para a queda das temperaturas em todo o Sul e parte do Sudeste.

frio e geada no Sul
O tempo firme passa a predominar no Sul do Brasil e as temperaturas diminuem ainda mais no Centro-Sul nos próximos dias.

O processo de formação de um ciclone extratropical, contribuiu para chuvas ao longo da última terça-feira (07) e para volumes acima dos 100 mm no norte do Rio Grande do Sul, com destaque para as cidades de Santo Augusto e Vacaria, que segundo as estações do Inmet registram volumes em torno dos 115 mm.

A previsão é de que nesta quarta-feira (08), o ciclone esteja bem caracterizado com rajada de ventos no leste gaúcho de até 70 km/h. O tempo nublado se mantém para toda a Região Sul, com chuvas de moderada à forte intensidade ocorrendo pela manhã no sul do Rio Grande do Sul.

Na parte da tarde, o ciclone já começa a se afastar e o potencial para ocorrência de chuvas diminui bastante. Esse processo também favorece a perda de intensidade da frente fria associada e para o seu avanço pelo Centro-Sul, que provoca mais aumento de nebulosidade do que chuva.

Durante a noite da quarta-feira, as temperaturas diminuem e o frio se intensifica em toda à Região Sul, no Mato Grosso do Sul até o noroeste do estado de São Paulo e a região da capital paulista, devido aos ventos que passam a soprar de sul e sudoeste, anunciando à chegada de uma massa de ar polar intensa.

A massa de ar polar e o aumento da sensação de frio

Na quinta-feira (09), a frente fria associada ao ciclone atua sobre o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, onde, já enfraquecida, provoca somente aumento da nebulosidade e ocorrência pontual de chuva fraca.

Juntamente a esse deslocamento, uma massa de ar polar mais intensa passa a atuar no Sul, intensificando a sensação de frio em toda a Região, principalmente, no estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os ventos de sul conseguem transportar o ar mais frio até o estado do Mato Grosso.

No Sudeste, o frio aumenta a partir do meio da tarde e devido a circulação de dos ventos de sul e de sudeste, o tempo se mantém nublado no leste paulista e no Rio de Janeiro.

A sexta-feira (10) será o dia mais frio, uma vez que a massa de ar polar fica centralizada na Região Sul, o que também contribui para a queda das temperaturas no Sudeste. No leste paulista e no estado do Rio de Janeiro, o tempo se mantém nublado sem potencial para chuva.