Chuvas intensas e tempestades ainda deixam alertas no S, SE e CO

Os eventos de chuvas continuam em parte das regiões Sul e Sudeste neste início de semana. Há potencial para novos eventos tempestivos. Confira a previsão e os alertas.

Alerta, granizo, tempestades
O tempo instável e com potencial chuvas intensas e tempestade continua nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Primavera, a estação das tempestades! A transição de setembro para outubro foi caracterizada por uma mudança de padrão, com o aumento da umidade no norte, oeste do Centro-Oeste e, principalmente entre as regiões Sul e Sudeste, onde foram palco de eventos extremos de precipitação nos últimos dias.

Esse padrão mais instável se mantém até pelo menos meados desta semana, com potencial para novos eventos de chuvas volumosas e de tempestades. Confira a seguir a previsão e os alertas para os próximos dias.

Previsão de chuva e alertas de tempo severo

Após chuvas intensas durante a madrugada entre Santa Catarina e o Paraná, na manhã desta segunda-feira (04), o tempo instável e as chuvas de moderada a forte intensidade se mantém, principalmente no estado do Paraná e no norte de Santa Catarina, levando potencial para alagamentos e inundações.

No sul e oeste do Mato Grosso do Sul, leste, sul, oeste de São Paulo e regiões próximas à divisa com o Paraná, as chuvas ocorrem de forma mais isolada, porém há risco de tempestades, com potencial para transtornos.

No período da tarde, com o aumento das temperaturas e o deslocamento da frente fria para norte no oceano, que vêm contribuindo juntamente com uma região de cavado para o tempo instável, o potencial tempestuoso aumenta.

Alerta de tempestade e chuvas intensas no leste e na região do norte pioneiro do Paraná, em todo o estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no centro-norte e leste do Mato Grosso do Sul, no sul e oeste do Mato Grosso e no sul de Goiás.

No período da noite as chuvas continuam de forma mais isolada, mas com potencial de moderada a forte intensidade em São Paulo, principalmente, no norte, centro, sul e leste do estado.

Na terça-feira (05), uma condição mais estável devido ao ingresso da massa de ar frio. No entanto, o tempo fica nublado em toda a porção centro-leste de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo até o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e do Espírito Santo. Pela manhã há previsão de chuva fraca e de temperaturas amenas em toda a faixa leste desde o norte catarinense até o território fluminense.

alerta tempestades
Pancadas na tarde de terça-feira, podem ocorrer na forma de tempestades devido a combinação de umidade e calor.

No período da tarde, o tempo nublado e com chuva fraca continua no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, sem risco para transtornos. No entanto, por volta de meados do período, no norte e oeste paulistas, no Triângulo Mineiro, no sul de Minas Gerais e no nordeste do Mato Grosso do Sul, há alerta de tempestades.

Na quarta-feira (06), uma nova região de cavado se forma na Região Sul e pancadas isoladas ocorrem no norte do Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná pela manhã. No leste e norte catarinense há possibilidade de chuva fraca. No Sudeste, somente nebulosidade em toda a porção leste e tempo firme nas demais áreas da Região.

ECMWF
Chuvas volta para o eixo Santa Catarina / Rio Grande do Sul na quarta-feira, com potencial para chuvas de moderada a forte intensidade.

No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem e se espalham deixando em alerta para tempestades pontuais o norte gaúcho, todas as regiões catarinenses, o sul, oeste e noroeste paranaenses. No estado do Mato Grosso do Sul, o norte e leste de São Paulo, o centro-sul de MInas Gerais, a região do Triângulo Mineiro e o sul extremo sul de Goiás, apesar da previsão de pancadas isoladas, há a possibilidade de ocorrerem na forma de tempestades.