Chuvas e tempestades voltam a atingir todas as regiões do Brasil entre sábado (22) e a segunda-feira (24)
O avanço de diversos sistemas ao longo dos próximos dias resultará na formação de pancadas de chuva em todo o país neste final de semana. Confira as regiões mais afetadas.

Nos próximos dias, uma frente fria chega ao nordeste e causará chuvas fortes especialmente na Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão, podendo causar chuvas localizadas em alguns outros estados do Nordeste. As chuvas em alguns municípios da Bahia podem ultrapassar os 200 mm totais.
Enquanto o sistema volta a trazer chuvas e transtornos significativos para a região nordeste - que estava registrando tempo mais seco e firme até alguns dias atrás - outras partes do Brasil também voltarão a registrar chuvas significativas ao longo do final de semana.
Frente fria volta a formar chuvas na região Sul
Uma frente fria avançará pela região sul já na noite entre a sexta-feira (21) e o sábado (22). No Rio Grande do Sul, o sistema causará apenas chuvas mais fracas, mas pancadas de chuva intensas podem ser registradas em Santa Catarina durante a tarde e a noite.

No domingo (23), tempestades com raios se formarão também no Paraná, especialmente ao oeste do estado. As chuvas podem causar transtornos, como alagamentos, tanto em SC quanto no PR. Neste mesmo dia, tempestades também serão registradas em outros estados do Sudeste e do Centro-Oeste.
Outro ciclone passa a formar chuvas no Sudeste
O sistema também sustentará chuvas fortes em parte do Sudeste (especialmente São Paulo) e do Centro-Oeste (especialmente Mato Grosso do Sul), como pode ser observado na imagem abaixo. Há possibilidade de alagamentos, especialmente nas áreas urbanas.

Ao longo da segunda-feira (24), uma baixa pressão começará a se profundar e um novo ciclone se formará nos resquícios do sistema, na altura de São Paulo. O ciclone se configurará na terça-feira (25), mas já estará auxiliando a formação de chuvas antes disso.
Este sistema ajudará a formar pancadas de chuva fortes em toda a região Sudeste (inclusive Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) e também no restante do Centro-Oeste (Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal) na segunda-feira (24).

Enquanto isso, a atmosfera se mantém instável em toda a região Norte, causando pancadas de chuva especialmente durante à tarde e à noite. Grandes acumulados de chuva podem ser registrados especialmente no Tocantins - devido ao mesmo sistema que atua sobre a Bahia.
Com isso, pancadas de chuva serão registradas em todas as regiões do país entre o sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24), com os maiores acumulados de chuva sendo registrados entre Tocantins e Bahia.

Por isso, não deixe de conferir as previsões do tempo específicas para o seu município, disponíveis aqui no portal da Meteored. Assim você evita ser pego de surpresa pelas tempestades e pelo mau tempo ao longo deste final de semana.