Chuvas continuam pelo Brasil e há alertas para 10 estados nesta terça, 11; veja a previsão

Após passagem da frente fria, cerca de 10 estados do Brasil registram chuvas no decorrer desta terça-feira. Há riscos de chuvas fortes com potencial para gerar transtornos.

    Após a passagem da frente fria associada ao ciclone extratropical, que causou inúmeros estragos na Região Sul, o sol voltou a aparecer com força, embora ainda haja presença de algumas nuvens.

    Com a atuação de um sistema de alta pressão sobre grande parte do centro-sul do país, as chuvas ficam concentradas nos estados do Centro-Oeste, Norte e em algumas áreas do Nordeste do Brasil. O que gera alertas e riscos de tempestades para os municípios dessas regiões. Confira a seguir os estados com previsão de chuva para terça-feira (11):

    • Acre
    • Amazonas
    • Rondônia
    • Pará
    • Roraima
    • Tocantins
    • Goiás
    • Mato Grosso
    • Bahia
    • Maranhão

    Acompanhe a previsão do tempo com mais informações e detalhes para esta terça-feira (11).

    Terça-feira com previsão de chuvas fortes para 10 estados

    O amanhecer desta terça-feira (11) será marcado por céu encoberto sobre os estados da Região Norte, parte do Centro-Oeste e boa parcela do Nordeste do Brasil. Contudo, as chuvas não ocorrerão de forma generalizada em todas essas áreas ao mesmo tempo.

    Durante a manhã, pancadas de chuva intensas e possíveis tempestades são previstas para o sudoeste do Tocantins, nordeste de Goiás, porção central do Mato Grosso e em áreas do norte do Amazonas, sul de Roraima, interior do Acre e oeste do Pará. O que deixa alguns municípios em alertas, inclusiva Manaus (AM) e Santarém (PA).

    Previsão de precipitação e nebulosidade para a tarde desta terça-feira (11), de acordo com o modelo ECMWF.
    Previsão de precipitação e nebulosidade para a tarde desta terça-feira (11), de acordo com o modelo ECMWF.

    Até mesmo o interior do Maranhão deve ficar em alerta logo nas primeiras horas do dia. Há risco de descargas elétricas nessas regiões, o que aumenta a possibilidade de transtornos localizados.

    Com a chegada da tarde, as chuvas se tornam mais generalizadas pelo Norte do país, atingindo também boa parte do Mato Grosso, além de pontos do oeste da Bahia e do sudoeste do Maranhão, acompanhadas de trovoadas. Chuvas intensas e tempestades ocorrem no interior do Mato Grosso, especialmente nas proximidades da capital Cuiabá.

    O calor intenso e a proximidade com a Floresta Amazônica mantêm altos níveis de umidade disponível para a convecção, o que favorece o surgimento de tempestades típicas da região.

    No Nordeste, as instabilidades estão associadas à umidade remanescente de sistemas frontais que passaram nos últimos dias, deixando resquícios de umidade na atmosfera. Áreas próximas aos municípios de Barreiras (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA) têm previsão de chuva acompanhada de trovoadas.

    Previsão de água precipitável para a tarde desta terça-feira (11), de acordo com o modelo ECMWF.
    Previsão de água precipitável para a tarde desta terça-feira (11), de acordo com o modelo ECMWF.

    Na porção leste da Bahia, chuvas intensas estão previstas para a capital Salvador, devido à atuação de uma frente fria costeira, que segue transportando umidade e mantendo as precipitações sobre a região. Além da Bahia, o Maranhão também deve registrar chuvas fortes na tarde desta terça-feira (11).

    Os acumulados de chuva não devem ser tão elevados entre esta segunda (10) e terça-feira (11), variando entre 15 e 25 mm em boa parte da Região Norte. No Centro-Oeste, o acumulado diário pode ultrapassar os 30 mm em áreas pontuais do nordeste de Mato Grosso.

    Precipitação acumulada entre hoje (10) e terça-feira (11), segundo o modelo ECMWF.
    Precipitação acumulada entre hoje (10) e terça-feira (11), segundo o modelo ECMWF os maiores volumes ficam por conta do sudeste da Bahia e interior do Maranhão.

    Já no Nordeste do Brasil, os volumes podem chegar a 60 mm no interior do Maranhão e sudeste da Bahia, o que exige atenção da população. Com os volumes elevados, há riscos de transtornos como alagamentos e quedas de barreiras. Diante disto, é importante se abrigar em locais seguros e sempre ficar atento aos avisos da Defesa Civil Municipal e também Estadual.