Chuvas continuam irregulares e ocorrem no centro-norte e leste do país
Nos próximos dias, o tempo seco predomina em boa parte do país, com chuvas mais expressivas ocorrendo no extremo norte do país. Circulação dos ventos mantém a probabilidade de chuva para parte do leste do país.

Nos últimos sete dias uma frente fria avançou de forma costeira pelas regiões Sul e Sudeste, chegando até o sul da Bahia, onde permaneceu por mais tempo. No seu deslocamento provocou chuvas de fraca a moderada intensidade sem provocar transtornos. A exceção ficou para o estado do Espírito Santo, que devido à formação de um cavado, houve o reforço das instabilidades no fim do dia, e tempestades com granizo atingiram o sul do estado no fim da última semana.
Chuvas nos últimos 7 dias não foram expressivas. Destaque somente para o o extremo norte do país e para a região entre o sul da BA e o ES, onde tempestades com granizo provocaram transtornos. A tendência para esta semana é bastante semelhante semelhante. pic.twitter.com/03dRhVe0q6
— Tiago C. Robles (@tiagocrobles) April 5, 2021
Uma massa de ar frio mais intensa também foi protagonista nos últimos dias, por contribuir para o tempo seco em boa parte do Centro-Sul e, principalmente, para a diminuição das temperaturas, que na serra catarinense chegou a provocar geadas. Pelo fato de o sistema atuar de forma mais oceânica, houve a atuação dos ventos de leste que favorecem o transporte de umidade e para chuvas de fraca à moderada intensidade desde o leste de Santa Catarina até o Rio de Janeiro.
Nos próximos dias, a massa de ar mais frio, alta pressão, se manterá no oceano, impedindo o avanço de novos sistema frontais ao longo desta semana. Saiba mais a seguir.
Destaques para os próximos dias
Nos próximos dias, apesar da irregularidade das chuvas, há alertas pontuais para a ocorrência de tempestade.
Até pelo menos meados da semana, a circulação dos ventos de leste atingirá praticamente todo o leste do país, o que contribui para uma maior concentração de nuvens a partir do litoral norte do Rio Grande do Sul.
Nesta segunda-feira (05), os ventos atingem de forma perpendicular à costa a partir da tarde e há chance de chuva fraca em toda a faixa leste que vai do litoral norte gaúcho até o Rio de Janeiro. A maior probabilidade fica para a porção entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná. No leste da Bahia, a formação de um cavado, contribui para as chuvas desde de manhã em Salvador e nas regiões ao sul da capital baiana, onde passam a ocorrer com moderada intensidade a partir da tarde.
️ Chuvas irregulares ao longo da semana em boa parte do país. Há potencial para #tempestades isoladas no Centro-Oeste. Chuvas também deixam em #alerta o estado do ES na quarta-feira. No Sul e restante do Sudeste, chuvas isoladas e de fraca intensidade ocorrem na faixa leste. pic.twitter.com/P9D4pXfGpU
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) April 5, 2021
Além do extremo norte do país, onde as chuvas vêm ocorrendo de forma frequente e abrangente, passa a chover no Brasil Central, com pancadas isoladas a partir da tarde em Goiás, no Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul.
Essa condição é potencializada na quarta-feira (07) devido à formação de um cavado que se estende desde o Mato Grosso até o Espírito Santo. Assim, há alerta para tempestades a partir do meio da tarde em Goiás, no Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, no oeste de Minas Gerais e no estado do Espírito Santo.
️ Massa de ar #frio continua a transportar ar frio para a porção mais leste do país, contribuindo para noites e manhãs mais frias. Por volta de meados da semana, os ventos de norte volta a elevar as temperaturas no RS.
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) April 5, 2021
️ Para mais mapas de previsão:https://t.co/qcoBdYuFMS pic.twitter.com/1do1Voo3ek
No Nordeste, novamente o destaque é o leste da Bahia, onde o tempo fica nublado e chove com fraca a moderada intensidade, sem potencial para transtornos, tanto na terça (06), quanto na quarta-feira. No Centro-Sul, o tempo firme predomina com tempo mais fechado na faixa leste do nordeste do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, com chuvas ocorrendo a partir do fim do dia no leste catarinense, no leste do Paraná e no sul de São Paulo.