Raio pode ter causado explosão em refinaria de petróleo

Uma grande explosão fez com que uma das maiores refinarias de petróleo da Indonésia interrompesse suas operações nessa segunda-feira (29). As suspeitas são de que um vazamento e um raio foram os responsáveis pela explosão e o grande incêndio que a sucedeu.

Explosão refinaria de petróleo
A grande explosão de uma refinaria de petróleo assustou e feriu dezenas de pessoas na Indonésia na madrugada de segunda (29). Imagem: Reuters.

Na madrugada de segunda-feira (29), no horário local, uma grande explosão aterrorizou moradores da cidade de Indramayu, na província de Java Ocidental, na Indonésia. A explosão ocorreu na refinaria de petróleo Balongan da companhia estatal Pertamina.

A polícia local suspeita que enquanto um vazamento era controlado, um raio pode ter atingido a refinaria Balongan e causado a grande explosão.

De acordo com a mídia local, um incêndio começou logo depois da meia-noite durante uma forte tempestade com raios e relâmpagos. Ahmad Dofiri, chefe da polícia de Java Ocidental, disse à mídia local que a polícia suspeita que houve um vazamento no local antes do incêndio e, enquanto o vazamento estava sendo controlado, um raio caiu no local provocando a explosão. Porém, a suspeita ainda não foi confirmada e o caso ainda está sendo investigado.

youtube video id=Mgf32SSNles

De acordo com testemunhas locais, a explosão foi ouvida a dezenas quilômetros de distância além de também ser avistada de muito longe, devido à grande magnitude do incêndio que a sucedeu, deixando o céu avermelhado. Durante o dia, a grande pluma de fumaça negra do incêndio pode ser avistada nitidamente nas imagens de satélite!

Cerca de mil moradores da região saíram de suas casas, com medo de novas explosões e devido ao forte calor provocado pelas chamas do incêndio. A agência local de desastres informou que uma pessoa morreu de ataque cardíaco após a explosão. Pelo menos 5 pessoas ficaram gravemente feridas e outras 15 ficaram levemente feridas.

Localizada a 225 km a leste de Jacarta, a refinaria é uma das maiores do país e fornece combustível para a capital e algumas regiões de Java Ocidental. Para evitar maiores desastres e controlar o incêndio, a refinaria teve que encerrar suas operações temporariamente.

A presidenta-executiva, Nicke Widyawati, disse a repórteres locais que o incêndio esteve concentrado nos tanques de armazenamento, apenas 4 dos 72 tanques foram afetados. Não houve impactos nos setores de processamento e nos principais equipamentos da refinaria. Nicke ainda afirmou que a empresa espera retomar as operações em quatro a cinco dias, após o incêndio ser contido, e disse que seus estoques garantirão o abastecimento do país.