Chuvas aumentam no leste do NE e há alertas de Salvador até Aracaju

No início da semana as chuvas aumentam no leste da Região Nordeste e deixam alerta nos estados da Bahia e do Sergipe já na próxima madrugada.

alerta, chuva, bahia, salvador
Alerta de chuvas de moderada a forte intensidade no leste do Nordeste já na próxima madrugada. Os maiores acumulados ocorrem entre Salvador e Aracaju.

Durante a estação seca em boa parte do Brasil, os extremos do país recebem chuvas continuamente, como é o caso do leste do Nordeste, quando na verdade de abril até setembro ocorre o período úmido.

E é exatamente o que vem ocorrendo nos últimos dias com a intensificação da circulação de leste. Até meados da próxima semana, a formação de um cavado e a atuação de uma frente fria favorecem a ocorrência de chuvas mais intensas, deixando alertas na porção mais ao norte da Bahia, a partir de Salvador, e no estado de Sergipe.

Acumulado e alertas de chuva

Na próxima madrugada, instabilidades ganham força entre Salvador e Aracaju com potencial de provocar chuvas de moderada a forte intensidade, que podem resultar em alagamentos e inundações. Essa precipitação mais intensa ocorre até o início da manhã desta segunda-feira (21), com as instabilidade perdendo força e se deslocando para o interior.

Por volta do fim da manhã volta a chover com intensidade na mesma região, com chuvas se espalhando mais pelo interior até a região de Nordestina e Senhor do Bonfim. A precipitação mais intensa se mantém até meados da tarde, com tempo mais firme a partir do fim do dia.

Segundo o modelo ECMWF, os acumulados até meados da semana ficam em torno dos 60 mm para a região de Salvador, iniciando já na próxima madrugada.

Nas demais localidades do leste nordestino, o tempo fica nublado e chuvas de fraca intensidade ocorrem ao longo do dia alternando com períodos de melhoria.

Na terça-feira (22), a atuação de uma frente fria contribui para o deslocamento das instabilidades mais para sul, proporcionando um tempo mais firme a partir do estado de Sergipe. Já em Salvador e localidades mais para o interior, até Itaberaba, há alerta de chuva forte pela manhã. No restante do dia o tempo segue instável, mas com chuvas de fraca a moderada intensidade. De qualquer forma, atenção para a possibilidade de alagamentos.

Na quarta-feira (23), o tempo instável se mantém e chove ao longo do dia em boa parte da faixa leste do Nordeste, desde o sul da Bahia até Recife, com fraca à moderada intensidade e potencial para alagamentos de Salvador até Aracaju.

Para o restante da semana, as chuvas se concentram mais na porção norte do leste do Nordeste e não devem ocorrer de forma volumosa, proporcionando algum tipo de alerta. No entanto, o tempo segue instável e com bastante nebulosidade em toda a faixa leste da Região.