Onda de calor continua quebrando recordes no Rio Grande do Sul

Ontem foi mais um dia escaldante para os gaúchos que viram os termômetros passarem dos 40°C em diversas cidades! Para piorar, as previsões indicam que o calorão deve piorar ainda mais nos próximos dias.

Calor Rio Grande do Sul
Forte onda de calor no centro-sul da América do Sul fez os termômetros passarem dos 40°C por vários dias consecutivos no Rio Grande do Sul.

O verão não tem sido nada fácil para os gaúchos, além de sofrerem com a grave estiagem que tem prejudicado a produção agrícola e os principais reservatórios, o calor escaldante dos últimos dias tem feito piorar ainda mais a situação do estado!

A cidade gaúcha de São Luiz Gonzaga registrou a temperatura de 41.5°C e ficou entre as 10 cidades mais quentes do mundo na quarta-feira (19)

Já faz mais de uma semana que diversas cidades do Rio Grande do Sul tem visto seus termômetros chegarem próximo ou até ultrapassarem a marca dos 40°C, devido a uma onda de calor que se estabeleceu no centro-sul da América do Sul e não tem dado trégua a região Sul do Brasil e também aos seus países vizinhos: Argentina, Uruguai e Paraguai.

Ontem, novos recordes de temperaturas máximas foram registrados no noroeste gaúcho, região mais afetada por essa intensa onda de calor. De acordo com as medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a estação localizada em São Luiz Gonzaga, na região das Missões, registrou uma temperatura máxima de 41.5°C, a maior temperatura de todo o Brasil no dia de ontem!

E não para por aí, com essa temperatura, São Luiz Gonzaga ficou no top 10 de cidades mais quentes do mundo nas últimas 24 horas, de acordo com o OGIMET, que compila informações meteorológicas de todo o mundo. A cidade gaúcha ficou em 9º lugar no ranking de temperaturas máximas globais, perdendo de cidades localizadas no Paraguai, Austrália, África do Sul, Argentina e Botswana.

Essa é a segunda maior temperatura dos registros da cidade que começaram em 1913, ficando atrás somente do recorde máximo de 42.4°C registrado no dia 16 de janeiro de 1953, durante uma onda de calor tão intensa quanto a atual.

Outras cidades gaúchas também registraram temperaturas muito elevadas na quarta-feira (19). De acordo com o INMET das 20 cidades mais quentes do Brasil ontem, todas estão localizadas no Rio Grande do Sul, com São Luiz Gonzaga na liderança. Algumas estações meteorológicas particulares registraram temperaturas ainda mais altas, de 42°C a até mesmo 44°C, mas por não serem estações oficiais, não são incluídas nas listas de recordes de registros.

Esse calor extremo, somado ao solo seco devido a estiagem, tem sido combustível para muitos incêndios em áreas florestais e rurais pelo Sul do Brasil. De acordo com os dados do Programa de Queimadas do INPE, o Rio Grande do Sul já registrou 133 focos de incêndio nos primeiro 19 dias de 2022, um aumento de 250% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

O calor vai continuar e pode piorar!

Para aqueles que esperam dias mais frescos no Sul do Brasil, as notícias não são boas: a massa de ar quente continuará e ficará mais intensa nos próximos dias! Nesta quinta-feira (20) as temperaturas serão tão altas ou até maiores que ontem, e deverão continuar se elevando até o final de semana.

As previsões têm indicado que as temperaturas máximas nos próximos dias ficarão muito acima do normal e poderão bater novos recordes acima dos 40°C, principalmente na porção central e oeste do estado! A região metropolitana de Porto Alegre também deverá registrar temperaturas próximas de 40°C no sábado e domingo.

Com o calor intenso, pancadas isoladas de chuvas poderão ocorrer pelo estado, podendo ser severas em algumas localidades, com raios, granizo e ventos fortes. Não estão descartados a ocorrência de novos eventos severos como o ocorrido em Guaíba.