Vídeo: impressionante avalanche em Iruya no noroeste da Argentina

As tempestades não param no noroeste argentino, e as chuvas abundantes provocaram uma surpreendente avalanche de lama e pedras devido à inchação do rio Milmahuasi. O alerta permanece na região.

As frequentes chuvas e tempestades destes dias no noroeste da Argentina levaram a uma repentina inundação do rio Milmahuasi, levando a uma impressionante avalanche de lama e pedras na cidade de Iruya, província de Salta.

A enorme massa de água e lama avançava furiosamente diante da surpreendente visão de moradoresd e turistas, na noite de segunda-feira, 24, enquanto uma intensa tempestade se desenvolvia na região.

As imagens foram registradas por diversos turistas que estavam nas proximidades do rio e que foram solicitados a se afastarem rapidamente do local, dada a possibilidade de serem alcançados pela correnteza. Várias pessoas ficaram retidas e as imagens mostram como os veículos estacionados nas margens do rio tiveram que correr.

A cidade é dividida em dois

“A cidade está dividida em duas. As chuvas dos últimos dias foram decisivas para que esse deslizamento de terra nos deixasse sem conexão”, disse a presidente do Conselho Deliberativo de Iruya, Gloria Herrera.

“Na cidade ninguém podia acreditar no que estava vendo. Ninguém se lembra de um fenômeno dessa natureza nos últimos anos. Muitos ficaram assustados com o que aconteceu", acrescentou o conselheiro El Tribuno.

A região permanece, pelo menos durante o resto desta terça-feira, dia 25, sob alerta meteorológico amarelo para tempestades fortes, por parte do Serviço Nacional de Meteorologia. O órgão oficial indica na parte que estas tempestades podem ser “acompanhadas de intensa atividade elétrica, fortes rajadas, granizo ocasional e quedas de água abundantes em curtos períodos”.

youtube video id=my-eHRJ3SU8