Chuva de meteoros Eta Aquáridas: O tempo estará favorável para vê-la?

A chuva de meteoros mais impressionante do ano está se aproximando. As estrelas cadentes de Eta Aquáridas atingem o ápice nesta quinta e sexta-feira. Será que as condições meteorológicas serão favoráveis à observação do fenômeno?

Chuva de meteoros Eta Aquáridas: O tempo estará favorável para vê-la?
A chuva de meteoros mais intensa do ano, Eta Aquáridas, está se aproximando. Será que as condições meteorológicas serão favoráveis à sua observação?

Em maio, teremos a melhor oportunidade do ano para observar estrelas cadentes no Brasil. A chuva de meteoros Eta Aquáridas acontece quando o planeta Terra passa através dos detritos deixados para trás na última passagem do cometa Halley.

A chuva de meteoros ocorrerá em todo o período que compreende o final de Abril e a primeira quinzena de Maio, mas nesta quinta (05) e sexta-feira (06) ela atingirá seu pico. Será possível observar até 40 meteoros por hora se o céu estiver aberto.

Assim, chegamos à questão principal: Será que as condições meteorológicas serão favoráveis para observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas?

Previsão: O tempo será bom para observar a chuva de meteoros no Sul, Sudeste e Centro-Oeste?

Um ciclone extratropical que atua próximo à costa da região sul está se afastando para o oceano. Ao longo do dia, conforme o sistema se distancia do país, a nebulosidade diminui, assim como a chance de chuva em todo o centro-sul do Brasil.

Uma massa de ar frio e seco entra no continente e faz as temperaturas caírem em boa parte do Sul, Sudeste e até mesmo Centro-Oeste. Com temperaturas mais amenas e pouca umidade disponível, o céu ficará predominantemente aberto ao longo desta quinta (05) e sexta-feira (06).

Isso significa que na maior parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as condições serão muito favoráveis para a observação da chuva de meteoros Eta Aquáridas. Prepare-se para o show!

E quanto ao Norte e ao Nordeste, será possível observar a chuva de meteoros?

Ambas as regiões, em decorrência da sua proximidade com a linha do equador, serão as melhores do Brasil para observar a chuva de meteoros. Nelas, será possível observar uma taxa maior de estrelas cadentes do que no Sul e no Sudeste, por exemplo.

No entanto, há previsão de pancadas de chuva em várias regiões. No litoral norte, a Zona de Convergência Intertropical mantém o tempo predominantemente chuvoso, e há risco de chuvas leves e nebulosidade também no litoral leste.

Assim, a possibilidade de céu aberto no Norte e no Nordeste reduz consideravelmente, e pode variar muito de município para município. Não esqueça de conferir a previsão específica para sua cidade aqui no site da Tempo.com.

De qualquer maneira, saiba que entre o melhor período para observar a chuva de meteoros será entre as 2h da manhã e o nascer do sol. As temperaturas mínimas atingirão valores em torno de 10 graus na maior parte do Sul e do Sudeste, então não se esqueça de levar um agasalho para a observação!