Calor intenso e retorno das chuvas intensas para a Região Sul

Nos próximos dias o escoamento de norte ganha intensidade e as temperaturas aumentam, intensificando bastante o calor. Destaque para o avanço de uma frente fria pela Região Sul, que pode proporcionar um novo episódio de chuvas volumosas e de intensos temporais.

alerta temporais, chuvas no Sul, calor
Dias de muito calor e risco de temporais em boa parte do país. Frente fria avança no domingo levando potencial para chuvas intensas na Região Sul.

Enfraquecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a atuação de um fraco sistema frontal ao sul do Uruguai favorecem a atuação dos ventos de quadrante norte, que acabam por contribuir para o aumento das temperaturas e para a intensificação do calor. A umidade remanescente com mais energia, mantém o potencial para ocorrência de temporais, que mesmo isolados, podem causar transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

Entre o domingo (13) e a próxima segunda-feira (14), uma frente fria avança pela Região Sul levando potencial para um intenso evento de chuva.

Alertas e destaques para o fim de semana

No sábado (12), bastante nebulosidade ainda sobre o Brasil Central, com ocorrência de chuva muito isolada pela manhã no Centro-Oeste e no Sudeste. Tempo mais fechado e com chuvas de moderada a forte intensidade ocorrem no Amazonas e em Rondônia. Na Região Sul, a presença de um sistema frontal de fraca intensidade contribui para o aumento da nebulosidade e para chuvas isoladas no oeste e sul do Rio Grande do Sul.

No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem e, por volta da metade do período, pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais, atingem todo o Centro-Oeste e Sudeste, com chuvas mais abrangentes no norte e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Chuvas mais amplas também atingem o noroeste do Mato Grosso e o estado de Rondônia. Na Região Sul, há alerta de temporais isolados no norte do Paraná, porção central de Santa Catarina, norte e leste do Rio Grande do Sul.

Em relação às temperaturas, temperaturas elevadas e sensação de bastante calor, com máximas em torno dos 30°C em boa parte do país, com destaque para a Região Sul, onde a umidade do ar e o empoçamento do ar quente proporcionam sensação de abafamento.

No domingo (13), ainda há nebulosidade em boa parte do país, mas o sol consegue aparecer com manutenção do calor. O destaque fica para a intensa frente fria que se forma sobre o Uruguai, proporcionando eventos extremos de chuva sobre o país já pela manhã.

A proximidade do sistema favorece ainda mais o aumento das temperaturas na Região Sul, que por volta da metade da manhã podem atingir valores entre 26 e 30°C. Durante a primeira parte do dia, pancadas isoladas podem ocorrer no oeste e centro-sul do Rio Grande do Sul. A intensidade do vento deve provocar transtornos no território gaúcho, com rajadas de vento podendo chegar aos 80 km/h.

A partir da tarde, o sistema frontal passa a avançar pela Região Sul atingindo o norte gaúcho, leste e sul de Santa Catarina no fim da tarde. No decorrer do seu avanço, há potencial para fortes temporais e chuvas intensas. Durante a noite e madrugada, o sistema já atua no Paraná, levando potencial e deixando alertas para os mesmo eventos extremos.

No restante do país, a tarde do quente domingo também poderá ser marcada por temporais isolados no estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, no Centro-Oeste, oeste do Pará, Amazonas, Rondônia e Acre, além de eventos pré-frontais no Paraná e em Santa Catarina.