Calor e muito sol nesta quarta,15, antes de intensa virada do tempo na quinta,16 na Região Sul; veja a previsão
As temperaturas ficam elevadas nesta quarta-feira sobre o Sul do Brasil, céu claro e limpo antecede mudança brusca do tempo e, novamente, a chegada das chuvas sobre a região, nesta quinta.
- Veja também: Dia Nacional do Meteorologista, 14 de outubro: conheça os especialistas por trás da Meteored Brasil

A quarta-feira (15) será marcada por tempo firme e estável em grande parte da Região Sul do Brasil. Essa estabilidade ocorre devido à presença de um sistema de alta pressão e de uma massa de ar seco, que dificultam a formação de nuvens. Contudo, o tempo bom está com os dias contados.
A quinta-feira (16) promete mudança nas condições do tempo sobre a Região Sul. Nuvens voltam a se formar sobre os três estados, deixando o céu encoberto e indicando o retorno das chuvas após vários dias de calor e sol forte.
Com essa mudança, há chances de pancadas de chuva moderadas a fortes, especialmente no oeste e sul da região. Confira a previsão do tempo completa para esta quarta (15) e quinta-feira (16).
Quarta-feira: tempo firme e temperaturas elevadas
A temperatura mínima desta quarta-feira (15) varia conforme os estados da Região Sul. No Rio Grande do Sul, o dia começa com mínimas entre 15°C e 17°C no litoral, e entre 10°C e 14°C nas demais áreas, incluindo a Serra Gaúcha.
Em Santa Catarina, as temperaturas ficam mais baixas em São Joaquim, onde os termômetros podem marcar 6°C. Nas demais áreas da serra, as mínimas também são baixas, enquanto no restante do estado os valores variam entre 10°C na região central e 16°C no litoral norte.

Situação parecida é observada no leste do Paraná, com temperaturas mais amenas em comparação ao noroeste do estado. Nessas áreas, o amanhecer registra mínimas entre 19°C e 20°C.
No decorrer da tarde, as temperaturas sobem rapidamente e o calor predomina em toda a região. As máximas podem alcançar 30°C em Santa Maria e São Borja (RS). No sul do estado, os termômetros variam entre 24°C e 26°C, enquanto na faixa norte as máximas ultrapassam os 27°C.

Em Santa Catarina, as máximas acima de 26°C se repetem no oeste e em cidades da região central, como Joaçaba/SC e Treze Tílias/SC. Já nas áreas próximas ao litoral, o tempo segue mais ameno, com temperaturas entre 22°C e 26°C.
Confira agora a previsão das temperaturas desta quarta-feira (15) para as capitais da Região Sul:
- Florianópolis/SC - Mín.: 13°C / Máx.: 23°C
- Porto Alegre/RS - Mín.: 14°C / Máx.: 28°C
- Curitiba/PR - Mín.: 11°C / Máx.: 21°C
Por falar no Paraná, as máximas chegam aos 30°C no noroeste do estado, enquanto no leste e em parte da região central os termômetros variam entre 21°C e 26°C. Próximo à divisa com Santa Catarina, as temperaturas ficam em torno dos 28°C.
Quinta-feira: chuva e mudança no tempo estão previstas
A virada no tempo começa no final da noite de quarta-feira (15), e logo nas primeiras horas da madrugada de quinta-feira (16) há previsão de chuva para a Campanha Gaúcha. As nuvens rapidamente se espalham para outras áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No amanhecer, as chuvas avançam sobre grande parte do território gaúcho, com precipitações intensas e trovoadas em todas as regiões do estado, inclusive em cidades importantes como Santa Maria (RS), Caxias do Sul (RS) e Alegrete (RS). A instabilidade aumenta no decorrer da manhã e atinge o pico de intensidade no início da tarde.
As áreas mais afetadas pelas chuvas fortes ficam concentradas no centro, norte e oeste do Rio Grande do Sul, avançando em direção a Santa Catarina, onde as precipitações chegam ao oeste do estado no início da tarde.

A partir desse período, as chuvas perdem força sobre o Rio Grande do Sul e se intensificam em Santa Catarina, podendo vir acompanhadas de descargas elétricas e trovoadas.
Rapidamente, o sistema avança para o Paraná, onde as chuvas persistem durante a noite, com intensidade variando entre moderada e forte. O noroeste paranaense deve concentrar os maiores acumulados, com ventos fortes, raios e potencial para transtornos.