Calor de até 36°C causado por ciclone: efeito fora do normal atinge o Brasil nos próximos dias

Com a presença de uma massa de ar quente e alta pressão e a ausência de sistemas capazes de causar nebulosidade e precipitação, as temperaturas no centro do país aumentam significativamente nos próximos dias.
Ao longo desta quarta-feira (15) e quinta-feira (16), um ciclone se forma no sul e causa nebulosidade intensa e chuvas significativas especialmente no Rio Grande do Sul, onde as temperaturas também tendem a cair consideravelmente.
Com isso, as temperaturas máximas, durante a tarde, podem aumentar de maneira significativa em regiões como o norte do Paraná, o Mato Grosso do Sul, o oeste de São Paulo, o Triângulo Mineiro, Sul de Goiás e sul do Mato Grosso, chegando a até 36°C no final desta semana.

Com a ausência de sistemas chuvosos, predomina no centro do país uma região de alta pressão e uma massa de ar quente, localizada especialmente sobre a região Sudeste. Este sistema é responsável pelo aumento das temperaturas, junto à radiação solar intensa que incide sobre a região devido ao céu aberto e à ausência de nebulosidade.
Essa situação pode ser observada na imagem acima, e previsões indicam que o calor e o tempo seco que estão se iniciando esta semana podem ser intensos e perdurar até o final de abril.
Clima continua quente e seco até o fim de Abril
Isso se reflete nas previsões climáticas para a próxima semana, que indicam que o clima continuará predominantemente seco em parte das regiões Sul, Centro-Oeste e especialmente Sudeste, onde as chuvas permanecem abaixo da média em todos os estados.

Com a ausência de sistemas chuvosos que sejam capazes de avançar pelo país, as temperaturas tendem a aumentar de maneira considerável em todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Previsões indicam anomalias entre 3°C e 6°C acima da média ao longo da semana que vem.
Isso sinaliza que estamos no início de uma possível onda de calor que pode predominar pelo menos até o final de Abril, causando um aquecimento significativo em todas as regiões mencionadas acima. A previsão pode ser observada na imagem abaixo.

Vale notar que a redução das chuvas no Brasil central é natural para a estação de Outono, mas o calor está em patamares mais elevados do que o normal. Com a intensificação das temperaturas no Pacífico Equatorial e a formação do El Niño ao longo do ano, isso pode ser um sinal de que enfrentaremos ondas de calor intensas ao longo de 2026.
Não perca as últimas novidades da Meteored e aproveite todos os nossos conteúdos no Google Discover, totalmente GRÁTIS
+ Siga a Meteored