Tempestade severa causa grandes danos na Grande São Paulo, com alagamentos e deslizamentos. Confira imagens

A tempestade causou grandes transtornos para a população, como alagamentos, deslizamentos e queda de granizo. Previsões indicam que tempestades podem continuar ao longo da semana.

Tempestade atingiu São Paulo nesta segunda-feira, deixando o céu bastante escuro.
Tempestade atingiu São Paulo nesta segunda-feira, deixando o céu bastante escuro e causando transtornos para a população, como alagamentos e deslizamentos (imagem: Aloisio Mauricio)

Na tarde desta segunda-feira (10), uma forte chuva atingiu parte da grande São Paulo, incluindo a capital. A tempestade causou alagamentos, deslizamentos e interrupções em vias importantes, e as rajadas fortes de vento causaram quedas de árvores. Mais de 77 mil residências ficaram sem fornecimento de energia elétrica devido aos danos que as tempestades causaram.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo colocou todas as regiões da cidade em estado de atenção a partir das 16h, devido ao risco de alagamentos, ventania e queda de granizo. A situação se normalizou por volta das 17h45.

Algumas regiões, como Osasco e Alphaville, registraram inclusive ocorrência de granizo. O bairro Helena Maria enfrentou uma intensa chuva de granizo que durou cerca de 30 minutos, danificando encanamentos, telhados e outros tipos de estrutura.

Alagamentos atingiram diversas avenidas. Granizo foi registrado em diversas cidades.
Alagamentos atingiram diversas avenidas de Guarulhos (esquerda); e granizo muito volumoso é registrado em diversas cidades, como Alphaville (direita). (imagens: anônimo / Simone Mendes)

Guarulhos foi uma das cidades mais impactadas pelos altos acumulados de chuva. Houve registro de alagamentos severos em diversos locais. No Jardim Santa Francisca, dezenas de veículos ficaram ilhados.

O Corpo de Bombeiros registrou 56 chamados para alagamentos e enchentes, 26 para quedas de árvores e 4 para deslizamentos e desabamentos. Felizmente, não houve registro de vítimas até o momento.

O Hospital Municipal e Maternidade Prof. Mario Degni, em Rio Pequeno, também ficou alagado e teve suas atividades suspensas. Por sua vez, a Via Dutra registrou pontos críticos de alagamento que fizeram com que o trânsito fosse interrompido. Os bloqueios temporários geraram congestionamentos que, ao total, somaram quase 10 km.

Diversos carros ficaram submersos ou ilhados em Guarulhos.
Diversos carros ficaram submersos ou ilhados em Guarulhos devido aos intensos alagamentos que atingiram a região após os altos acumulados de chuva (imagens: anônimo / TV Globo)

O transporte aéreo também foi prejudicado pelas chuvas fortes. A GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, informou que quatro voos precisaram ser redirecionados e três foram cancelados devido ao mau tempo.

Tempestades podem causar ainda mais transtornos

Previsões da METEORED indicam que os próximos dias não serão diferentes desta segunda-feira (10) no estado de São Paulo. Há previsão de muito calor e de um grande fornecimento de umidade para o Estado, que vão ocasionar instabilidade atmosférica.

A combinação destes fatores favorece a formação de nuvens carregadas, trazendo pancadas de chuva isoladas entre a tarde e a noite. Ao longo de todos os dias, especialmente entre esta quarta-feira (12) e o próximo sábado (15), há risco de chuvas intensas, rajadas fortes de vento, descargas elétricas (raios) e queda de granizo no estado de São Paulo.

Com isso, existe a possibilidade de novos cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, transbordamentos de rios, alagamentos e deslizamentos em diversos municípios do estado Paulista.

Por isso, não deixe de verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município e se há chuva prevista para não ser pego de surpresa. Confira a previsão detalhada para sua localidade disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.