Avanço da frente fria: calor, frio, fortes rajadas e chuvas intensas

A partir desta quarta-feira uma frente fria passa a influenciar nas condições do tempo no Centro-Sul do Brasil. Há potencial para aumento e forte queda das temperaturas, intensas rajadas e ocorrência temporais.

Frente fria, chuvas e temporais
Avanço de uma frente fria pelo Centro-Sul do Brasil, traz condições marcantes do tempo, como calor, frio, fortes rajadas de vento e chuvas intensas.

Nos próximos dias se dará início a mudança de padrão de tempo seco e quente para úmido e frio no Centro-Sul do país. Impulsionada pela forte tendência negativa da Oscilação Antártica, essa mudança já ocorrem nesta quarta-feira (24), com o avanço de uma intensa frente fria pela Região Sul, que traz potencial para forte rajadas de vento, ocorrência de temporais e mudança brusca das temperaturas.

Alertas e destaques para os próximos dias

Nesta quarta-feira (24), um sistema frontal, que se formou sobre o Uruguai ao longo da madrugada, se encontra próximo da fronteira com o Rio Grande do Sul e, já no início da manhã há potencial para pancadas isoladas no sul e na região da Campanha. No decorrer do dia, o sistema não consegue avançar muito e, no período da tarde, as pancadas isoladas se estendem no máximo para o oeste. À noite passam a ocorrer na porção central e na região metropolitana de Porto Alegre.

Sob essa condição o tempo firme predomina no restante da Região Sul e do Centro-Sul, com destaque para a sensação de calor promovida pelo atuação constante dos ventos de norte, que por sua vez ocorrem com forte intensidade no Rio Grande do Sul, levando potencial para transtornos, com a ocorrência de rajadas de ventos de até 90 km/h.

Durante a madrugada de quinta-feira (25), a frente fria finalmente inicia o seu avanço pela Região Sul. Previsão de chuvas intensa já pela manhã na metade sul e noroeste do Rio Grande do Sul e no extremo oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná. No fim do período, as chuvas passam a atingir o norte gaúcho.

Na parte da tarde o sistema continua o seu avanço, chegando ao estado de São Paulo à noite. Nesse trajeto temporais atingem as demais regiões paranaenses, catarinenses e o oeste e centro-sul do Mato Grosso do Sul. Nesse momento, uma massa de ar polar contribui para a queda das temperaturas em todo o território gaúcho.

Na sexta-feira (26), a frente fria se encontra sobre os estados do Mato Grosso do Sul, do Paraná e de São Paulo. Previsão de tempo nublado e chuvas isoladas pela manhã, desde o leste paulista até o noroeste mato grossense do sul.

A partir do meio da tarde, uma região de cavado potencializa à formação de instabilidades e há alertas de chuvas intensas no oeste e norte de Santa Catarina, em todo o Paraná, oeste e metade sul do Mato Grosso do Sul, oeste, sul e leste de São Paulo. Em Curitiba, Florianópolis, os temporais estão previsto mais para a noite.