Até 400 mm em 10 estados: chuvas intensas deixam alertas até o fim de semana; confira a previsão

A atuação da ZCAS nesta semana deixa o tempo instável em grande parte do Brasil. As chuvas intensas deixam vários estados em alerta e o acumulado pode chegar a 400 mm.

    Como já havíamos destacado anteriormente, a segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026 está atuando sobre o Brasil e vem provocando chuvas volumosas em diversas regiões do país. E até o final da semana esse cenário não muda: a previsão segue indicando chuvas intensas e grandes volumes acumulados.

    Nos próximos dias, as chuvas permanecem frequentes e, até domingo (25), o acumulado pode chegar a 400 mm em áreas entre Minas Gerais e o Espírito Santo.

    Diversos alertas estarão em vigor ao longo da semana e exigem atenção redobrada. Com grandes volumes de chuva concentrados em um curto período, o solo tende a ficar encharcado, aumentando significativamente o risco de deslizamentos de terra, além de alagamentos e transbordamentos de rios, que já se encontram em níveis elevados. Confira os estados em alerta:

    • Rio de Janeiro
    • Espírito Santo
    • Minas Gerais
    • Goiás
    • Mato Grosso
    • Bahia
    • Rondônia
    • Amazonas
    • Acre

    A seguir, veja a previsão do tempo para os próximos dias e saiba como fica a sua região.

    Chuvas intensas e volumosas marcam a semana

    A atuação da ZCAS vem ocasionando chuvas intensas, volumosas e tempestades sobre diversos municípios do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e também em partes do Nordeste do Brasil. O sistema mantém um corredor de umidade ativo sobre essas regiões, condição que deve persistir por mais alguns dias e manter estados inteiros em situação de alerta.

    Probabilidade de precipitação para esta quarta-feira (21).
    Probabilidade de precipitação para esta quarta-feira (21).

    Entre quarta-feira (21) e sexta-feira (23), o padrão do tempo será bastante semelhante. Ainda nas primeiras horas do dia, a Região Norte concentra os maiores valores de umidade e água precipitável, especialmente no oeste do Amazonas, Acre e Rondônia, favorecendo chuvas a qualquer momento.

    Durante as madrugadas, o céu permanece encoberto e há previsão de chuvas moderadas a intensas sobre o Espírito Santo, leste e centro-norte de Minas Gerais, interior de Goiás, Mato Grosso e áreas do sudoeste da Bahia.

    Ao longo das manhãs, as chuvas continuam nessas áreas, com leve diminuição de intensidade em alguns momentos, embora os volumes ainda possam surpreender de forma localizada. No fim da manhã e, principalmente, durante a tarde, as instabilidades ganham força, com chuvas intensas, por vezes acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

    previsão de chuva, nebulosidade e pressão a nível médio do mar para esta quinta-feira (22).
    previsão de chuva, nebulosidade e pressão a nível médio do mar para esta quinta-feira (22).

    O principal fator de preocupação, no entanto, são os grandes volumes de precipitação em curto intervalo de tempo, o que eleva o risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, queda de árvores e até interrupções no fornecimento de energia elétrica.

    Precipitação acumulada pode chegar a 400 mm

    A maior atenção se volta para os acumulados elevados. Os modelos indicam volumes diários que podem ultrapassar os 60 mm em municípios do Espírito Santo, Minas Gerais e extremo norte do Rio de Janeiro, regiões que já apresentam solo bastante úmido devido às chuvas recentes.

    Os alertas não se restringem aos dias úteis. O final de semana também será marcado por chuvas intensas, o que tende a elevar ainda mais os acumulados. Até domingo (25), os volumes podem se aproximar de 400 mm no leste de Minas Gerais, especialmente próximo à divisa com o Espírito Santo.

    Precipitação acumulada até domingo (25), segundo o modelo ECMWF.
    Precipitação acumulada até domingo (25), segundo o modelo ECMWF.

    Nas demais áreas do Sudeste, os acumulados previstos são menores, porém ainda expressivos, com valores próximos dos 200 mm. No Centro-Oeste, os volumes podem superar os 150 mm, enquanto que na Região Norte os acumulados chegam a 130 mm.

    Confira a previsão de volume acumulado até domingo (25) para algumas capitais:

    • Vitória/ES: 135 mm
    • Belo Horizonte/MG: 142 mm
    • Goiânia/GO: 109 mm
    • Brasília/DF: 112 mm
    • Porto Velho/RO: 122 mm

    É fortemente recomendado evitar áreas de risco ao longo desta semana. Em caso de emergência, acione as autoridades locais e acompanhe sempre a previsão do tempo e os alertas oficiais para sua cidade e região.