Ar polar eleva risco de geadas para boa parte do centro-sul do Brasil nesta semana; veja as áreas de risco

A nova massa de ar polar que vem avançando sobre o Brasil pode derrubar as temperaturas abaixo de zero no início da semana, aumentando o risco de geadas em diversas regiões do centro-sul.
Uma nova e intensa massa de ar polar avança sobre o Brasil, na retaguarda da frente fria que provocou chuvas e tempestades no Sul e Centro-Oeste nos últimos dias. Com o afastamento do sistema frontal em direção ao oceano, o tempo volta a abrir e o ar frio predomina, derrubando as temperaturas. A queda será significativa em grande parte do centro-sul, com previsão de mínimas negativas e risco elevado de geada nas regiões Sul e Sudeste. Confira as áreas com risco de geada.
Risco de geada no Sul do país a partir de terça-feira
Na Região Sul, as temperaturas continuam caindo até quarta-feira (11). O amanhecer de terça-feira (10) terá como destaque o frio intenso entre Urubici (SC) e Bom Jardim da Serra (SC), com mínima prevista de 0°C. No centro-oeste e sudeste catarinense, os termômetros devem marcar abaixo de 5°C, com risco de geada.

O Rio Grande do Sul terá uma ampla área com temperaturas abaixo dos 5°C, a previsão indica temperaturas mínimas de:
- 2°C em Santana do Livramento (Campanha)
- 3°C em Bagé (Campanha),
- 5°C em Pelotas (Sul), Santa Maria (Centro) e Passo Fundo (Norte)
Essas áreas têm risco de geada, especialmente nas regiões Central e Campanha, onde o céu ficará mais limpo.
Risco de geada aumenta quarta-feira
Com menos nebulosidade, o ar seco favorece um resfriamento ainda mais intenso na madrugada de quarta-feira (11). O ar frio avança sobre o centro-sul do Paraná, com mínima prevista de 2°C em General Carneiro.
Nas Serras Gaúcha e Catarinense, as mínimas podem chegar a -2°C, e em boa parte do Sul as temperaturas ficam abaixo dos 5°C, com ris
co de geada generalizada, exceto no litoral.

No Sudeste, o frio começa a se intensificar. Campos do Jordão (SP) pode registrar 6°C, e outras áreas do sul de Minas Gerais e Vale do Paraíba entram em alerta para frio intenso.
Frio avança rumo ao Sudeste na quinta-feira
Na quinta-feira (12), o ar frio atinge seu pico na Região Sudeste. Enquanto as temperaturas sobem levemente no Rio Grande do Sul, o frio persiste no Sul, com risco de geada nas áreas abaixo de 5°C:
- Serra Gaúcha
- Região Serrana de Santa Catarina
- Parte do Centro-oeste Catarinense
- Centro-sul e Sudeste do Paraná
O destaque do dia dos namorados, no entanto, será o Sudeste, com frio considerado extremo para a climatologia local. Nas áreas de maior altitude na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, são previstas mínimas negativas de até -2°C.
Há potencial para formação de geada nas regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais e também no Vale do Paraíba Paulista. Em São Paulo, as menores temperaturas serão de:
- 3°C em Campos do Jordão
- 5°C em São Roque da Fartura
Em Minas Gerais, a área com potencial de geada é mais abrangente, com mínimas de:
- 3°C em Senador Amaral
- 4°C em Monte Verde, São Mateus de Minas, Barreira, Serra Verde
- 5°C em Poços de Caldas, Ribeiros, Jesuânia, Monsenhor Paulo

Áreas próximas às cidades citadas também estão sob alerta de temperaturas extremas com risco de formação de geada. Além disso, temperaturas em torno dos 10°C são previstas para uma ampla área do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, mas também nas áreas mais elevadas do Espírito Santo.