Ar polar chega ao Brasil nesta quinta-feira, 4, afetando 7 estados; saiba o que esperar

Uma massa de ar frio avançará pelo Rio Grande do Sul já nesta quinta-feira, afetando também Paraná, Santa Catarina e outros estados ao longo do final da semana. Há risco de geadas.

Previsão de nebulosidade, chuva e ventos nesta quarta-feira durante a noite.
Previsão de nebulosidade, chuva e ventos nesta quarta-feira durante a noite mostra uma frente fria avançando pelo Rio Grande do Sul, causando pancadas de chuva intensas no estado.

Em breve, o tempo na região sul deve mudar de maneira drástica. Já na próxima quarta-feira (3), uma frente fria começa a se formar sobre o estado gaúcho, trazendo ainda mais tempestades com pancadas fortes de chuva para a região. Nos dias seguintes, o sistema avança e causa chuvas fortes também em Santa Catarina e no sul do Paraná.

Ao total, os acumulados de chuva podem chegar perto dos 150 mm ao longo da semana. Há também risco de ventos fortes de até 100 km/h e queda de granizo. As tempestades podem ocasionar cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, enchentes e alagamentos.

O Rio Grande do Sul, que já está sendo atingido por pancadas de chuva, será o estado mais afetado pelas chuvas. No entanto, acumulados altos também se formarão no oeste de Santa Catarina e extremo sudoeste do Paraná, como é possível observar na figura abaixo.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo mostra que os volumes de chuva podem chegar perto dos 150 mm, ocasionando grandes transtornos para a população.

Após a passagem da frente fria, como de costume, uma massa de ar frio avançará pelo país e fará as temperaturas caírem, já a partir da quinta-feira.

Massa de ar polar traz frio intenso para a Região Sul

Ao longo da quinta-feira (4), uma massa de ar polar irá avançar pelo Rio Grande do Sul, fazendo as temperaturas caírem especialmente nos municípios mais próximos da divisa com o Uruguai, como Rivera, Bagé e Uruguaiana.

Até o final da sexta-feira (05), a massa de ar frio terá avançado ainda mais, chegando a Santa Catarina, sul e leste do Paraná, ao oeste do Mato Grosso do Sul e parte do estado de São Paulo que engloba o litoral Sul, a região metropolitana da capital e o Vale do Paraíba.

Previsão de anomalias de temperatura no final da sexta-feira.
Previsão de anomalias de temperatura no final da sexta-feira mostra a massa de ar frio atuando em RS, SC, sul e oeste do PR, oeste do MS e também boa parte de SP.

Ao longo do sábado (6) e do domingo (7), o frio também será sentido no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e no Espírito Santo. Vale notar, no entanto, que o frio não será extremo na região Sudeste e não há previsão de geadas - apenas temperaturas mais amenas do que o normal.

Embora o frio não seja extremo no Sudeste, na região Sul há risco de temperaturas mínimas de até 2°C entre a sexta-feira (5) e o sábado (6), com risco de geadas abrangentes no estado gaúcho e na serra catarinense.

No Rio Grande do Sul e na região serrana de Santa Catarina, no entanto, temperaturas de 4°C podem se formar já na sexta-feira (5), ocasionando geadas pontuais. No sábado (06) de madrugada, as temperaturas tendem a cair ainda mais e há risco ainda maior de geadas, com mínimas de até 2°C.

Previsão de temperaturas mínimas no sábado de madrugada.
Previsão de temperaturas mínimas no sábado mostra que haverá risco de ocorrência de geadas em municípios de todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina (especialmente na serra).

Vale notar que previsões climáticas têm indicado um mês de Setembro mais frio que o normal no centro-sul do país, com ocorrência de ondas de frio tardias e mais geadas que podem trazer grandes prejuízos, especialmente para agricultores que já estão iniciando o plantio da safra deste verão.