Após frente fria, Região Sul continua sob alerta de chuvas intensas até a quarta-feira, 27; confira as áreas em risco

Região Sul continua sob risco de chuvas intensas, que podem acumular quase 100 mm até a quarta-feira (27). Santa Catarina e o Paraná são os estados sob maior risco.
Nos últimos dias, a formação de um ciclone extratropical e a atuação de um sistema frontal na Região Sul do Brasil provocaram acumulados de mais de 100 mm no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com chuvas menos volumosas, mas acompanhadas de trovoadas no oeste do Paraná. Além do elevado acumulado, foram relatados queda de granizo.
Na próxima semana, apesar do potencial de chuvas na Região Sul diminuir, ainda há áreas que estão sob alerta de chuvas intensas até a madrugada da próxima quarta-feira (27). as chuvas vão atingir os três estados, mas com maior risco para Santa Catarina e o Paraná. O estado do Rio Grande do Sul, está fora de risco, com previsão de chuva somente nas localidades do norte que fazem divisa com o território catarinense.
Segunda-feira: sol predomina no RS, nublado e chuva para SC e parte do PR
Na segunda-feira (25), a frente fria continua atuando sobre a Região Sul do Brasil, mas com menor intensidade e provocando chuvas de fraca a moderada intensidade entre o extremo norte do rio Grande do Sul e o sul e oeste do Paraná, atingindo todo o território catarinense.
No Rio Grande do Sul, a massa de ar frio traz de volta o clima de inverno, mas com sol predomina em praticamente todo o estado. O dia fica nublado e com chuva fraca ou chuvisco somente na porção mais ao norte, de Frederico Westphalen até a região dos Campos de Cima da Serra.

Em Santa Catarina, o dia fica nublado em todo o estado. No período da manhã, as chuvas acontecem com fraca intensidade nas localidades do norte e da faixa leste. A partir da tarde, passa a chover no oeste e na porção central, com interrupção nas demais regiões. No entanto, a partir do fim do dia e início da noite, as chuvas acontecem em todo o território catarinense, ocorrendo com fraca a moderada intensidade no meio-oeste. Essa condição se mantém ao longo da noite.
No Paraná, o dia será nublado em todo o oeste, sul e leste do estado, com tempo mais firme em parte da porção central e no norte. No período da manhã, há previsão de chuva fraca no oeste e sudoeste, com possibilidade de chuvisco no leste e região da Serra do Mar. No período da tarde, as chuvas continuam, mas tendem a aumentar de intensidade para moderada no oeste e no sudoeste, passando a ocorrer de forma fraca ou como chuvisco no sul e no leste. Essa condição se mantém ao longo da noite.
Terça-feira: chuvas ganham intensidade e deixam alertas
Na terça-feira (26), as instabilidades ganham intensidade e já podem provocar transtornos por chuvas intensas no período da manhã.
Em Santa Catarina, há previsão de chuva moderada a forte já na madrugada no meio-oeste do estado e de fraca intensidade nas demais regiões. No período da manhã, iniciam os alertas de chuvas intensas na região central e no leste do estado, com possibilidade de alagamentos e inundações.
No período da tarde é o momento de maior atenção, quando as chuvas aumentam na porção central e, principalmente no norte e leste do estado, com riscos a partir de Florianópolis. Há elevado potencial para alagamentos e inundações na região de Blumenau até Joinville. Essa condição se mantém ao longo da noite até a madrugada da quarta-feira (27) para o norte do estado, região de Blumenau e Florianópolis.

No Paraná, as instabilidades provocam chuvas de até forte intensidade de forma mais pontual no início da manhã no noroeste, porção central, sul e leste. No decorrer do período, as chuvas ganham intensidade e deixam alertas de chuvas intensas e para o risco de alagamentos e inundações para o sul, porção central e leste, com destaque para a região que abrange Guarapuava até Curitiba e Telêmaco Borba.
No período da tarde, as chuvas continuam nessas áreas variando de intensidade de intensidade entre moderada a forte. No período da noite, as chuvas se concentram no leste, o que traz riscos de alagamentos e inundações na região de Curitiba e riscos na região da Serra do Mar.

No Rio Grande do Sul, mais um dia de tempo firme em praticamente todo o estado, com tempo mais fechado nas localidades mais ao norte, onde há previsão de chuva fraca e pontual a partir da tarde entre a região de Passo Fundo, Erechim, Vacaria e Bom Jesus.
No restante da semana, não há alerta de chuva para o Sul do Brasil. O tempo firme vai predominar em boa parte dos estados, com céu mais fechado no leste, onde há possibilidade de chuva fraca ou chuvisco ocorrendo de forma intermitente ao longo dos dias.