Alerta vermelho: chuvas intensas e elevado acumulado levam risco para 20 estados nesta quinta, 22

O tempo segue com instabilidades em grande parte do Brasil. A previsão para esta quinta é de chuvas intensas e grandes acumulados, gerando alertas para 20 estados.

    As chuvas têm sido volumosas em grande parte do Brasil nos últimos dias. O principal fator para esse cenário foi o avanço de uma frente fria que, posteriormente, passou a apresentar características de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O sistema vem provocando chuvas intensas e recorrentes, gerando transtornos principalmente sobre a Região Sudeste.

    No restante desta quarta-feira (21), o cenário segue preocupante. Há expectativa de chuvas fortes sobre Minas Gerais, Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro, situação que levou o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a emitir alerta vermelho para essas áreas. O aviso se estende também para esta quinta-feira (22), conforme indicado no mapa.

    Mapa de alertas meteorológicos sobre o Brasil. Fonte: INMET.
    Mapa de alertas meteorológicos sobre o Brasil. Fonte: INMET.

    Além do alerta máximo, há ainda alertas amarelo e laranja, que indicam perigo potencial e perigo devido às chuvas intensas e aos elevados acumulados previstos. Confira a seguir a previsão do tempo com mais detalhes para esta quinta-feira (22).

    Alerta vermelho para chuvas intensas e volumosas

    A quinta-feira (22) será marcada por tempo instável em diversos estados brasileiros, em função da atuação da ZCAS, que se estende desde o leste da Região Norte, passa pelo Centro-Oeste e alcança áreas do Nordeste e uma grande porção do Sudeste.

    Precipitação, nebulosidade e pressão a nível médio do mar prevista para esta quinta-feira (22).
    Precipitação, nebulosidade e pressão a nível médio do mar prevista para esta quinta-feira (22).

    As chuvas continuam persistentes. As precipitações intensas registradas nos últimos dias seguem atuando nas primeiras horas desta quinta-feira (22). Nuvens carregadas provocam chuvas de intensidade moderada a forte entre o sul do Espírito Santo, noroeste de Minas Gerais, oeste da Bahia, região central de Goiás, além de áreas do Mato Grosso, Tocantins e Rondônia.

    Ao longo da manhã, as chuvas ganham força sobre o centro-leste de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro, com potencial para transtornos devido aos volumes elevados em curto intervalo de tempo. Pancadas de chuva também ocorrem em Goiás, Tocantins e Mato Grosso, em geral com intensidade moderada.

    Probabilidade de chuva para a tarde de quinta-feira (22).
    Probabilidade de chuva para a tarde de quinta-feira (22).

    Com a chegada da tarde, as instabilidades se intensificam e passam a atingir uma ampla área do país com chuvas intensas e volumosas. O alerta se estende por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, oeste e sudoeste da Bahia, centro-sul do Tocantins, grandes áreas do Mato Grosso, sul do Pará, centro e leste do Amazonas, além do interior de Rondônia.

    As chuvas persistem ao longo da noite desta quinta-feira (22). Apesar de uma leve redução na intensidade em alguns pontos, os acumulados diários continuam elevados capazes de provocar problemas.

    Os volumes de precipitação previstos para esta quinta-feira (22) podem superar os 150 mm em Minas Gerais e os 100 mm no Espírito Santo. Em outras áreas desses estados, os acumulados ficam próximos de 60 mm. No Rio de Janeiro, também são esperados volumes elevados, em torno de 60 mm, com destaque para a Região Serrana.

    Precipitação acumulada até quinta-feira (22) mostra áreas com volumes superiores a 150 mm.
    Precipitação acumulada até quinta-feira (22) mostra áreas com volumes superiores a 150 mm.

    Diante desse cenário, permanece o alerta vermelho para parte do Sudeste, onde o solo já se encontra bastante encharcado devido às chuvas dos últimos dias. Assim, aumentam significativamente os riscos de deslizamentos de terra, alagamentos, transbordamentos de rios, além de impactos na produção agrícola.

    Outras áreas do país também registram volumes elevados nesta quinta-feira (22). Em Goiás, os acumulados podem chegar a 80 mm no oeste do estado, enquanto no interior do Mato Grosso os volumes alcançam 70 mm. No Norte do Brasil, as chuvas seguem persistentes, com acumulados superiores a 40 mm em grande parte da região.