Alerta para deslizamentos de terra e alagamentos no Sudeste

Frente fria subtropical deve provocar volumes de até 300 milímetros em apenas 5 dias no Sudeste. Alerta máximo para o Espírito Santo e áreas de Minas Gerais com risco de deslizamentos de terra e alagamentos.

O mês de dezembro começou com poucas mudanças na distribuição de chuva no Brasil. Com a atuação do fenômeno La Niña, a precipitação tem ficado concentrada em áreas do Norte do país, enquanto que nas demais regiões, os eventos têm ocorrido de forma irregular, porém, na maioria da vezes, em forma de temporais.

Para esta semana, o que chama a atenção é a chuva que deve atingir o Sudeste, em especial áreas do Espírito Santo e de Minas Gerais devido a formação de uma frente fria subtropical, ou seja, já formada na costa do Sudeste.

Volumes de até 300 milímetros podem ser registrados nos próximos 5 dias sob a influência do sistema frontal. Com tamanho volume, não se descarta a possibilidade de grandes transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra, atenção redobrada. O alerta é mantido ao longo da semana, e esta chuva pode atingir inclusive o sul da Bahia.

youtube video id=ZrInF64JvLI