tempo.com

Alerta de tempo severo: intensos temporais se formam novamente no Sul

A formação de um sistema frontal causará temporais severos com potencial de grandes danos no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (27). A chuva também atingirá Santa Catarina entre quinta (28) e sexta-feira (29).

Aqui em São Paulo o tempo permanece firme graças à atuação de um anticiclone. No Sul, no entanto, a situação é bem diferente. Já nesta quarta-feira (27), a presença de uma região de baixa pressão e uma frente-fria causarão tempo severo em boa parte do Rio Grande do Sul.

Alerta: pode haver cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos nas cidades do RS.

A instabilidade contribuirá com eventos extremos, como rajadas de vento, queda de granizo, chuva intensa e acumulados que podem ultrapassar os 100 mm no Oeste, Sul e Leste do Estado, especialmente na região de Campanha. Também há risco de ventania forte e queda de granizo no Oeste de Santa Catarina.

Ao longo da quinta-feira (28), o sistema se desloca em direção norte e também formará chuvas intensas no restante do Rio Grande do Sul, chegando até Santa Catarina, onde a chuva permanecerá pelo menos até sexta-feira (29).