Primeira semana de 2023 inicia com alerta de temporais e muita chuva no Sul

Frente fria avança pela Região Sul nos próximos dias trazendo risco de chuvas intensas e de temporais nos três estados da Região Sul. Confira os alertas da previsão do tempo para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.

tempo severo na região Sul
Frente fria traz alertas de temporais e de chuvas intensas para esta início de 2023. Há potencial para transtorno e elevados volumes.

O tempo firme e quente tem sido destaque nos últimos dias de 2022. Já neste início de 2023, uma frente fria traz mudanças para o centro-sul do Brasil, em especial para a Região Sul, onde o calor se mantém e os temporais e chuvas intensas que possuem maior potencial para transtornos.

A seguir confira os alertas e destaque da previsão do tempo para cada um dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Alerta e destaques da previsão do tempo

Rio Grande do Sul

Uma frente fria já se forma entre a noite de domingo (01) e a segunda-feira (02) e avança pelo Rio Grande do Sul. Na madrugada, há alerta de temporais na região da Campanha, Oeste e Missões. Há a possibilidade de pancadas mais isoladas atingir a região Central.

As chuvas não trazem acumulados elevados no período de 72 horas. No entanto, o risco está para a ocorrência de tempo severo, que é chuva forte com ocorrência de ventos intensos.

No período da manhã, as instabilidades se espalham para o centro-norte e leste do estado e, juntamente com as altas temperaturas, provocam temporais que, apesar de ocorrerem de forma mais pontual, podem vir de forma muito intensa. Na região metropolitana de Porto Alegre, as chuvas podem começar já na metade da manhã.

A partir da tarde, as chuvas passam a ocorrer de forma mais intensa e abrangente no norte e nordeste, incluindo a região de Porto Alegre. Há potencial de chuvas volumosas e de tempo severo. No período da noite, as chuvas ocorrem de forma bem menos intensa e isolada.

Na terça-feira (03), a frente fria já atua mais para o estado de Santa Catarina e do Paraná, mas mesmo assim, ainda há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade pela manhã nas regiões gaúchas próximas à divisa com o território catarinense. A partir da tarde, devido à estagnação do sistema frontal, há alerta de temporais para essas mesmas áreas.

No restante do Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina, com pouca nebulosidade e com o calor predominando ao longo do dia, mesmo com o afastamento da frente fria e da atuação de uma massa de ar um pouco mais fria.

Na quarta-feira (04), o tempo firme predomina em todas as regiões do Rio Grande do Sul.

Santa Catarina

A segunda-feira (02) será marcada pela atuação do sol entre muitas nuvens, pela sensação de abafamento e pelo temporais a partir da tarde.

Devido ao avanço da frente fria, instabilidades já podem provocar pancadas de forte intensidade e temporais pontuais no fim da manhã no extremo oeste catarinense.

Em Santa Catarina, as áreas de maior risco são o leste e norte do estado, com acumulados que podem chegar próximo dos 150 mm até o meio da semana.

A partir do meio da tarde, os temporais e chuvas intensas atingem o meio oeste de Santa Catarina e, mais para o fim do período atingem o restante do estado, mas ocorrendo de forma mais isolada e com baixa probabilidade de ocorrência e transtornos para a faixa leste.

Na terça-feira (03), o sistema frontal contribui para o tempo instável pela manhã no sul e oeste, e para o céu nublado e quente no restante do estado. Pancadas intensas e temporais podem ocorrer no oeste e sul de Santa Catarina.

A partir da tarde, as instabilidades se espalham por todo o território catarinense e levam elevado potencial de temporais e chuvas intensas. A condição de chuvas de moderada a forte intensidade se mantém até o período da noite, principalmente no leste do estado.

Na quarta-feira (04), Santa Catarina ainda está sob alerta de muita chuva. Na madrugada e manhã, muita chuva de moderada a forte intensidade ainda está prevista para as áreas do centro e leste do estado.

Já a partir da tarde, o tempo fica mais firme em praticamente todo o estado, com chuvas de fraca a moderada somente na porção norte, com redução e tempo firme a partir do fim do período.

Paraná

Os próximos dias serão de muita chuva em todo o estado devido à influência da frente fria. Na segunda-feira (02), ainda há previsão de tempo firme, com alerta de temporais e chuvas intensas a partir da madrugada somente para o oeste do Paraná.

Os acumulados até o meio da semana podem passar dos 100 mm no estado do Paraná.

A partir da tarde, as chuvas se tornam mais abrangentes e se espalham pelo oeste, noroeste e sul, com possibilidade de pancadas muito isoladas na porção leste do estado. Entre o fim do dia e o início da noite, pancadas e temporais ocorrem no norte e no centro-leste, incluindo a região de Curitiba.

Na terça-feira (03), na primeira parte do dia, temporais e pancadas de forte intensidade ocorrem somente no oeste, noroeste e sudoeste do Paraná. A partir da tarde, as instabilidades se espalham por todo estado levando risco de tempo severo e de transtornos em todas as regiões. No período da noite, as chuvas de moderada a forte intensidade se mantêm no oeste, sul e leste.

alerta ecmwf
Acumulado de precipitação até a quarta-feira, segundo o modelo ECMWF.

Na quarta-feira (04), mais chuvas intensas estão previstas e há elevado potencial para transtornos.

Na madrugada, chuvas de moderada a forte intensidade deixam em alerta o oeste, o centro-norte e sul do Paraná, com chuvas de fraca intensidade ocorrendo no leste. No período da manhã, a precipitação reduz no oeste e sudoeste, aumentando e deixando em alerta o restante do estado.

No período da tarde, as chuvas intensas continuam no norte e centro-leste do Paraná, com maiores acumulados podendo ocorrer na região de Curitiba e da Serra do Mar. No período da noite, a precipitação diminui, mas ainda pode acontecer com moderada a forte intensidade no norte e região do Norte Pioneiro.