Alerta de chuvas volumosas para o ES, norte do RJ e leste da BA

Nos próximos dias a circulação de leste ganha intensidade e favorece a ocorrência de chuva volumosa no estado do Espírito Santo e no leste da Bahia, que podem provocar transtornos. Confira aqui os detalhes.

alerta; chuva volumosa, Espírito Santo
Após meses, chuva volta a ocorrer de forma volumosa no estado Espírito Santo e no sul da Bahia, levando potencial para transtornos.

Na última semana, uma mudança de padrão se estabeleceu com o avanço de uma frente fria pela Região Sul, chegando até o Sudeste e provocando chuvas onde a mais de 60 dias não eram registradas no interior do estado de São Paulo.

Além do sistema frontal, uma nova massa de ar polar iniciou a sua incursão, quebrando a onda de calor que se estendeu também por todo o Centro-Sul. É esse o sistema que irá contribuir para o próximo evento de precipitação, e o mais volumoso em meses, no estado do Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e no leste da Bahia.

anticiclone, massa de ar polar, alta pressão
Massa de ar polar se desloca para o oceano e contribui para o tempo nublado e chuvoso em boa parte do leste das regiões Sul e Sudeste neste início de semana.

Pelo fato de a massa de ar polar corresponder a um anticiclone ou alta pressão, a circulação anti-horária pode favorecer e/ou intensificar os ventos de quadrante leste. Nos próximos dias, a massa de ar polar se desloca para leste, passando a atuar no oceano e produzindo o mesmo efeito.

Alerta de elevado volume no Espírito Santo e no leste da Bahia

Nesta segunda-feira (30), a massa de ar polar se encontra no oceano e favorece a circulação dos ventos de leste, mantendo o tempo nublado e frio desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, com chuva fraca alternando com período de melhoria.

No Espírito Santo, porção norte do Rio de Janeiro e no sul da Bahia, além da circulação de leste, a formação de uma região de cavado próximo à costa potencializa as chuvas na porção litorânea a partir da tarde, que passam a ocorrer com moderada intensidade. No entanto, não há potencial para transtornos.

Na terça-feira (31), a mesma configuração dos sistema se mantém, porém com o leve deslocamento da alta pressão mais para o oceano e para o norte, já é o suficiente para diminuir o potencial de chuvas no leste de Santa Catarina até o centro-sul do Rio de Janeiro, mas com manutenção do tempo nublado e frio.

Já na faixa leste, que vai desde o norte fluminense até João Pessoa, a nebulosidade aumenta e fica mais homogênea devido ao aumento dos ventos de leste. Previsão de tempo nublado e com chuva ao longo do dia alternando com períodos de melhoria.

No entanto, no território capixaba e no sul baiano, chove com moderada forte intensidade, principalmente a partir da tarde, o que leva potencial para alagamentos. Os maiores volumes são esperados no Espírito Santo.

A quarta-feira (01) é o dia com maior potencial para transtornos. O escoamento de leste se mantém e uma região de cavado se forma sobre a faixa leste desde o Espírito Santo até o norte da Bahia.

O dia fica chuvoso, com chuvas de moderada a forte intensidade ocorrendo no período da manhã até o meio da tarde no território capixaba até a região de Salvador. Os maiores acumulados são esperados no Espírito Santo e no sul da Bahia, com potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.