Alerta de chuva forte ainda para a Região Sudeste

Nos próximos dias uma frente fria se mantém sobre o SE provocando chuva forte na Região. Nas regiões CO e N o tempo passa a ficar mais instável. Já no Sul uma nova frente fria atinge o RS.

Frente fria ainda provoca muita chuva na Região Sudeste.

No dia de ontem (20), uma frente fria que vinha atuando na Região Sul, chegou ao estado de São Paulo na parte da tarde provocando chuva forte e volumosa. Houve a ocorrência de alagamentos, principalmente nos municípios do leste, com registro de 72mm em 1h em Bertioga mais para o fim da tarde. No intervalo de 24h a chuva acumulou 125mm no município.

Nesta quarta-feira (21) o sistema se manteve sobre o Sudeste e, nas primeiras horas do dia, instabilidades se formaram sobre o estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. No decorrer do dia o sistema se mantém sobre esses estados e a previsão é de aumento das chuvas a partir da tarde, deixando em alerta todo o leste paulista, metade sul de Minas Gerais e todo o estado do Rio de Janeiro.

Na Região Sul o sol aparece entre poucas nuvens e as temperaturas ficam baixas trazendo uma ligeira sensação de frio. Previsão de chuva fraca no norte catarinense e em todo o Paraná nas primeiras horas da tarde. Mais para o fim do dia a chuva ocorre somente no leste paranaense. No Centro-Oeste e Norte, o sol aparece entre muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva à tarde.

Chuva acumulada da quarta-feira (21) até a sexta-feira (23) a noite segundo o modelo ECMWF.

Na quinta-feira (22) o tempo se mantém instável no Sudeste. As chuvas em São Paulo diminuem no oeste e sul, mas ainda podem ocorrer com forte intensidade no restante do estado, principalmente entre o fim da manhã e o início da tarde. No Rio de Janeiro e em Minas Gerais chove ao longo do dia, com risco para temporais nas primeiras horas da manhã e a partir da tarde.

Na sexta-feira (23) a frente fria se afasta mais para o oceano, contribuindo para a redução da intensidade das chuvas no Sudeste. No entanto ainda há bastante formação de nuvens e a previsão é de chuva fraca a moderada ao longo do dia em toda a Região, com maior intensidade em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Nas Regiões Centro-Oeste e Norte são onde as chuvas ganham intensidade e abrangência, principalmente no Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Na Região Sul, as temperaturas voltam a subir e o calorão retorna, devido à aproximação de uma nova frente fria, que trará temporais para o estado gaúcho na noite e madrugada.