Quer um jardim elegante e fácil de manter? Conheça a tuia-holandesa

A tuia-holandesa é conhecida por sua folhagem clara e aroma cítrico, além do formato que lembra um pinheiro de Natal. Ela embeleza o jardim e não requer muitos cuidados de manutenção. Saiba mais aqui.

A tua-holandesa é um tipo de pinheirinho, com pequeno porte e folhas de coloração verde vivo. Crédito: Divulgação.

A tuia-holandesa (Cupressus macrocarpa), tuia-limão ou 'goldcrest', é uma árvore conífera de pequeno porte com folhas de coloração verde-limão. A árvore exala um aroma cítrico de limão emitido por suas folhas, daí o porquê de ela também ser conhecida popularmente como tuia-limão.

É amplamente utilizada como planta decorativa em vasos e jardins, dando um toque de elegância ao ambiente, e também como árvore de Natal pelo seu formato que lembra um pinheirinho.

Esta espécie é pouco exigente e fácil de cuidar. Sua principal característica é o seu tamanho compacto e o crescimento lento, podendo ser plantada em vaso ou diretamente na terra em jardins. Veja abaixo como cultivá-la.

Como cultivar a tuia-holandesa

Esta árvore, conhecida por seu formato ornamental e especialmente pelo uso como árvore de Natal natural, exige cuidados simples para se manter saudável.

Para plantá-la diretamente no jardim, ela deve ser colocada em um local bem arejado e com sol pleno. Na época chuvosa, ela cresce vigorosa e exala fortemente o seu perfume cítrico inconfundível. Em local de clima ameno, ou seja, nem muito quente, nem muito frio, ela pode ficar sob luz solar direta durante todo o dia.

A rega deve ser moderada e feita diretamente no solo, evitando molhar as folhas, já que isso pode atrair fungos, ácaros e pulgões. O substrato deve conter terra vegetal e húmus de minhoca. Você também pode misturar casca de pinus, a fim de manter um pouco a umidade do solo.

A tuia-holandesa é muito vendida como árvore natural de Natal. Crédito: Divulgação.

Para plantar em vasos, a árvore deve ser mantida em um local com luz solar parcial para adaptação e com pelo menos duas horas de exposição solar direta. O ideal é deixá-la em um espaço bem iluminado, como próximo a uma janela ensolarada ou em um terraço.

No vaso, as regas devem ser diárias, mas em pequenas quantidades, para manter a umidade adequada do substrato. E regue apenas o substrato, não as folhas.

Inclusive, o substrato deve ter boa drenagem para que a água não acumule, pois isso compromete a saúde da planta. Sobre a poda, a árvore requer apenas podas leves para manter o formato cônico e eliminar ramos secos ou danificados.

Sobre a adubação, você pode adubar a tuia-holandesa no verão e no inverno. Nesses períodos, coloque uma camada de adubo ou cobertura vegetal ao redor da base da árvore duas vezes por semana.

Alguns problemas que podem surgir

Sem os devidos cuidados, a tuia-holandesa pode durar poucos meses. Preste atenção se a sua planta começar a secar ou amarelar; alguns fatores podem estar ocasionando isso.

Pode ser porque a planta cresceu e está sem espaço para se desenvolver, aí troque de vaso por um maior; pode ser porque a terra está seca, então regue-a todos os dias; verifique se ela está recebendo sol o suficiente todos os dias; e se ela tiver pontinhos brancos nas folhas, pode ser cochonilha, neste caso, aplique inseticida contra estes insetos.

Referências da notícia

A tuia-holandesa cresce muito? Pode ser cultivada em vasos? Saiba como cuidar. 23 de novembro, 2025. Laura Naito.

Como cultivar a tuia-holandesa? Veja uma árvore de Natal natural. 21 de abril, 2025. Redação C. B. Radar.

Tuia-holandesa: como plantar e cuidar da árvore de Natal. 02 de dezembro, 2024. Emília Zampieri.