O segredo desta erva culinária que neutraliza odores instantaneamente (e sem químicos)

Essa erva aromática, presente em muitas cozinhas, tem a fascinante capacidade de purificar o ar da sua casa. Veja por que o alecrim substitui os aromatizadores de ambiente, deixando um ar limpo e fresco em minutos.

alecrim
O alecrim é uma planta aromática que deveria estar presente em todas as cozinhas.

Existe uma maneira natural e deliciosa de refrescar sua casa que requer apenas uma ou duas plantas em vasos. Chegou a hora de abandonar os aromatizadores sintéticos tóxicos e potencialmente nocivos que usamos para mascarar odores desagradáveis e persistentes em nossas casas e, em vez disso, optar por um método natural, antifúngico e que possivelmente melhora a memória: usando o alecrim.

Uma erva medicinal aromática

Essa folhagem verde exala um frescor intenso e purificador que você sente muito bem, especialmente ao passar por um arbusto frondoso em um dia quente de verão.

A alta temperatura faz com que os compostos aromáticos das folhas de alecrim se aqueçam, liberando-os através de minúsculos poros e perfumando o ar. Esses compostos (incluindo cineol, cânfora e pineno) contribuem para seu aroma penetrante, frequentemente descrito como semelhante ao de pinheiros.

Esses compostos também atuam como um poderoso repelente de pragas, afastando pulgas, carrapatos, aranhas, traças, moscas, mosquitos e formigas.

Embora o alecrim seja uma espécie de repelente para essas pragas de jardim, muitas pessoas são cativadas por seu aroma e, de fato, essa erva tem sido de grande importância para os humanos desde sua descoberta por diversas culturas.

Na região do Mediterrâneo, onde se originou, médicos gregos como Dioscórides e Hipócrates o utilizavam para tratar diversas doenças, incluindo fadiga, problemas digestivos e dores articulares.

Historicamente, também lhe foram atribuídas propriedades de melhoramento da memória, e a literatura científica moderna apresenta descobertas interessantes que sugerem que isso pode ser verdade (embora sejam necessárias pesquisas mais extensas).

Como usar alecrim em casa

Que tal experimentar um pot-pourri simples na cozinha para revitalizar os sentidos e perfumar a casa? Você só precisa de dois ramos de alecrim, pouco menos de dois litros de água, uma colher e meia de chá de extrato de baunilha, uma fatia de limão e dois paus de canela (opcional). Coloque tudo em uma panela, leve ao fogo até ferver e depois deixe em fogo baixo. Isso realça o frescor naturalmente e com certeza vai animar o seu dia.

Se você gosta de óleos essenciais, pode adicionar algumas gotas de óleo de alecrim a um difusor para perfumar suavemente o ambiente. Outra opção é colher alecrim do vaso, junto com outras ervas e flores aromáticas, secá-las e fazer pequenos buquês ou pot-pourri.

Coloque-os em gavetas ou recipientes pela casa para criar toques perfumados que lhe trarão alegria ao abrir a porta de um armário ou entrar em um cômodo. Adicionar sal grosso ao alecrim seco em um pote de vidro pode ajudar a dispersar o aroma.

Você também pode colocar alecrim seco em sachês e fazer a mesma coisa, ou colocar um sachê embaixo do travesseiro como um exercício sensorial de atenção plena antes de dormir para ajudar a adormecer.

Referências da notícia

Cognition enhancing effect of rosemary (Rosmarinus officinalis L.) in lab animal studies: a systematic review and meta-analysis. 09 de fevereiro, 2022. Hussain, et al.

Home Cooking Memories, Rosemary Stovetop Potpourri. Brandie.