Tesouro verde: conheça a cidade em SP com mais de 70% de área coberta por Mata Atlântica intacta
Um paraíso verde no sul de São Paulo: descubra a cidade em que mais de 70% do seu território é composto por Mata Atlântica preservada e tem muitos atrativos de ecoturismo a oferecer.

O Brasil é rico em destinos turísticos em meio à natureza, que oferecem beleza e atrativos de ecoturismo. Hoje falaremos sobre um deles. Você sabia que no sul do estado de São Paulo tem uma cidade que guarda um pedaço gigante da Mata Atlântica, com a floresta compondo mais de 70% do seu território?
Pois é… um paraíso verde de floresta nativa em pleno São Paulo, oferecendo várias atrações naturais e encantando a todos que gostam de natureza e aventura. Descubra aqui que cidade é esta.
O paraíso verde no sul de São Paulo
Estamos falando de Eldorado, o 4º maior município paulista, com mais 70% da sua área coberta por Mata Atlântica intacta, em excelente estado de conservação. Localiza-se no coração do Vale do Ribeira. É um destino extraordinário, cheio de riquezas naturais e históricas. Desde cavernas até trilhas, a cidade oferece uma experiência única para os visitantes.
A região também tem uma história que remonta aos tempos pré-coloniais do Brasil, quando era habitada por povos indígenas, como a aldeia Xiririca, que se estabeleceu na região por volta de 1750. Inclusive, seu primeiro nome era Xiririca.
Durante o período colonial, a cidade fazia parte da corrida do ouro que inundou o país, com a região do Vale do Ribeira sendo um importante centro de mineração. A descoberta de ouro ali atraiu colonos e exploradores, que estabeleceram assentamentos e iniciaram a exploração na área.
O que fazer em Eldorado
A cidade tem várias atividades e atrações turísticas que a tornam um destino imperdível para quem busca aventura, cultura e contato com a natureza. Conheça abaixo alguns dos pontos turísticos em meio à natureza:
Caverna do Diabo
A Gruta da Tapagem, mais conhecida como a Caverna do Diabo, é a maior de todo o estado e um dos principais pontos turísticos da cidade. A caverna é enorme, repleta de formações rochosas impressionantes e salões iluminados que criam um ambiente diferenciado impressionando quem a visita.

A Caverna do Diabo possui cerca de 6.340 metros de galerias já topografadas e desnível da ordem de 175 metros ; contudo, apenas 600 metros estão abertos à visitação. É o principal atrativo do Parque Estadual da Caverna do Diabo . Próximo à entrada da caverna está o início da Trilha do Araçá, outro atrativo do Parque que leva a três belas quedas d’água.
Mirante do Cruzeiro
Uma montanha imponente de 510 metros de altitude e com uma vista panorâmica muito bonita da cidade e do rio Ribeira. Para chegar ao topo, percorre-se uma trilha de aproximadamente 1,5 km com trechos mesclando entre média e forte inclinação.

O topo é aberto, quase sem vegetação, e com rochas expostas. Turistas costumam apreciar o pôr do sol de lá de cima.
Vale das Ostras
O Vale das Ostras tem a trilha do Vale das Ostras que leva a 12 cachoeiras diferentes e piscinas naturais formadas pelo Rio Ribeirão das Ostras, que atravessa toda a Caverna do Diabo.

O destino final da trilha é a Cachoeira do Meu Deus, outro ponto turístico importante da cidade e que inclusive já foi eleita a mais bonita do estado paulista. A cachoeira tem uma imensa queda de 53 metros.
Parque Salto da Usina
O ribeirão Xiririca é o principal atrativo do parque, com água cristalina, corredeiras e piscinas naturais para banho, e você ainda pode fazer trilhas pela mata.
O local conta com uma boa infraestrutura, incluindo lanchonete, sanitários com chuveiros, quiosques equipados com churrasqueiras, água potável encanada, energia elétrica, quadra de futebol de areia e estacionamento.
Trilha do Lamarca
A trilha fica a 43 km da cidade e percorre trechos de corredeiras e curvas fechadas. As suas atrações são a Cachoeira Santa Isabel, com queda de 15 metros, e a Cachoeira da Luz com 65 metros de altura encravada em um paredão de rocha em área de Mata Atlântica preservada.
Circuito Quilombola
Este atrativo é cultural. No município é possível também fazer o Circuito Quilombola, um passeio por comunidades remanescentes de quilombos. Os visitantes podem participar de atividades culturais e experimentar a culinária local.
Referências da notícia
Cidade do interior é um pedaço da Amazônia em São Paulo. 08 de agosto, 2025. Leonardo Sandre.
O que Fazer em Eldorado (SP): Explore 7 Atrações Imperdíveis. 06 de maio, 2024. Redação Turismo de Natureza.