Roteiro perfeito para quem ama cachoeiras: essa cidade mineira é repleta dessas belezas naturais; veja onde
Este município em Minas Gerais é realmente um destino indispensável para quem curte natureza, pois tem muitas cachoeiras, grutas e outros atrativos incríveis. Conheça aqui!

Minas Gerais é um estado exuberante, rico em belezas naturais e destinos incríveis. E nesse sentido, uma cidade se destaca, com suas lendas, comunidades alternativas e muita energia, além das suas várias cachoeiras belíssimas!
Estamos falando de São Thomé das Letras, que fica a cerca de 304 quilômetros da capital do estado. Com uma localização privilegiada a 1400 metros de altitude, a cidade oferece vistas panorâmicas deslumbrantes do vale circundante, cheio de montanhas cobertas de vegetação. Além disso, é famosa por sua mística e energia única. Lendas antigas e histórias transmitidas de geração em geração passam um ar de mistério e encanto que envolve o lugar.
Descubra abaixo as melhores cachoeiras da cidade e outros atrativos incríveis que se você visitar a região, não deve deixar de conhecer.
As melhores cachoeiras de São Thomé das Letras
Hoje daremos 6 dicas de cachoeiras para quem quer fugir da agitação e entrar em contato com a natureza.
Véu de Noiva, Paraíso e Lua
Essas três cachoeiras ficam em um complexo, um recanto de muita paz e relaxamento. O acesso à elas é feito por trilhas de baixa dificuldade. O complexo fica a cerca de 8 km do centro da cidade e a entrada é paga.
A Cachoeira Véu da Noiva é uma das mais famosas, com uma queda d’água de 20 m e um poço de 3 m para um bom mergulho. Nela, é possível a prática de cachoeirismo, rapel e tirolesa. A Paraíso é bem tranquila, onde você consegue nadar facilmente e chegar bem atrás da sua queda. E a Cachoeira da Lua é um local mágico e como em todas as outras é possível um mergulho encantado.
Shangri-lá
A 17 km do centro da cidade, está a Cachoeira de Shangri-lá. Esta é menos frequentada, pois seu acesso é de dificuldade moderada, precisando pegar uma estrada de terra.

Mas a sua paisagem é exuberante e no local existem pinturas rupestres que datam de 6 mil anos! O seu percurso sobre pedras de quartzito rosa forma pequenos poços de água ideais para banho.
Vale das Borboletas
Esta cachoeira fica a cerca de 3 km do centro da cidade e sua queda d’água forma uma fina cortina de 10 m, com muitas rochas e samambaias ao redor. Ela se encontra dentro de uma mata cercada de plantas, flores e muitas borboletas, daí o seu nome.

A cachoeira possui uma boa infraestrutura, com restaurante e banheiros. E ainda você pode fazer uma trilha e conhecer a Garganta do Diabo, além de também poder andar pelas pedras rio abaixo e chegar até um poço para banho.
Antares
A cerca de 16 km do centro da cidade está a Cachoeira Antares, que tem 30 metros de altura, sendo a maior cachoeira de São Thomé das Letras. Sua queda d’água tem um poço incrível para banho. A maioria de quem a visita curte fazer rapel na sua descida.
Fica localizada em uma área de preservação ambiental. A dificuldade da trilha é de fácil a média e a entrada é gratuita.
Outros atrativos de destaque
Não deixe de conhecer o Cruzeiro de São Thomé das Letras, conjunto Histórico Nossa Senhora do Rosário, Centro histórico Matriz de São José e a Casa da Pirâmide. E também as grutas famosas, como a Gruta do Carimbo, a do Sobradinho, a do Labirinto e a Pedra da Bruxa.
Referências da notícia
Roteiros pelas cachoeiras de São Thomé das Letras. 19 de setembro, 2024. Carol Moreno.
“12 Motivos para visitar São Thomé das Letras”. 11 de novembro, 2022. Lara Calazans.
10 melhores cachoeiras em São Thomé das Letras. 2016. Amanda Antunes.