“Tailândia brasileira”: conheça o parque no MS com cânions e rios cristalinos de tons verde-azulado

Conheça o parque de paisagens exuberantes e com diversas atividades em meio à natureza, localizado no Mato Grosso do Sul. Foi apelidado de ‘Tailândia brasileira’ devido à semelhança de suas águas cristalinas verdes-azuladas com as praias asiáticas.

Área do Parque Nacional Serra da Bodoquena, no município de Bodoquena, Mato Grosso do Sul. Crédito: Blog Visit Pantanal/Divulgação.

Uma região de belezas naturais no estado do Mato Grosso do Sul, com cânions, paredões e rios de água cristalina em tons de verde-turquesa que lembram as belas praias tropicais da Tailândia, país do sudeste Asiático. Este lugar não deixa a desejar em quesito de paisagens exuberantes e atrativos em meio à natureza.

Estamos falando do Parque Nacional Serra da Bodoquena (PNSB), que abrange os municípios de Bonito, Bodoquena e Jardim, com uma área de quase 77 mil hectares com cachoeiras, trilhas, cânions e águas cristalinas verde-azuladas. Está localizado a cerca de 266 km da capital Campo Grande.

O que conhecer no Parque Nacional Serra da Bodoquena

O PNSB tem grande potencial turístico, sendo uma das atrações mais procuradas da região tanto pelas belezas naturais quanto pelas atividades de ecoturismo. O principal bioma do parque é o Cerrado, mas há trechos de Mata Atlântica.

O parque está dividido em dois fragmentos: norte e sul, com uma grande diversidade de fauna e flora em suas extensões. Além disso, o terreno possui características geológicas únicas e a região ainda abriga diversas cavernas, cachoeiras, grutas e cânions.

O Parque Nacional Serra da Bodoquena foi criado em novembro de 2020 e é uma Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

As atividades de ecoturismo que há no Parque incluem trilhas de caminhada, aquatrekking (caminhada por dentro de rios), canoagem, banho de rio, passeio de quadriciclo, entre outros. Há duas trilhas abertas ao público: a trilha Cânion do Rio Salobra (o ponto forte da região) e a trilha do Rio Perdido.

A Trilha do Rio Salobra fica em Bodoquena e é uma caminhada que se realiza dentro das águas cristalinas do rio, ao lado de paredões de até 70 metros de altura. A distância de Bodoquena até a trilha é de 38 km e a desde Bonito é de 72 km. A extensão total do percurso da trilha é de 5 km.

Trilha do Rio Salobra, em Bodoquena (MS), que atravessa as águas do rio. Crédito: Blog Passeios & CO.

A Trilha do Rio Perdido fica em Bonito e tem uma extensão de 3,5 km, com 7 paradas ao longo do percurso. A distância de Bonito até ela é de 50 km. Tem nível de dificuldade médio, com trechos rústicos, escadas e decks. E uma curiosidade: nessa trilha tem o fenômeno do sumidouro, onde o rio desaparece e reaparece depois em um cânion subterrâneo de 1,2 km.

As águas do parque são muito cristalinas, pois elas possuem carbonato de cálcio que retém a sujeira levando-a para o fundo. Os rios da região, inclusive, têm algumas das águas mais cristalinas do Brasil.

Em ambas as trilhas é possível contemplar a natureza, tomar banho de rio, fazer flutuação, caminhadas em trechos de rio e terra, e fazer canoagem.

Para quem quer um pouco mais de aventura, o passeio de quadriciclo na Serra da Bodoquena é a opção ideal. O percurso possui 8 km de extensão em meio à mata, passando por vales e cachoeiras, e com direito a parada para banho.

Passeio de caiaque pelos cânions do Rio Salobra, em Bodoquena (MS). Crédito: Blog Bonito Ecological.

Mas atenção: a visita ao PNSB, bem como as trilhas, só podem ser feitas com a presença de condutores credenciados pelo ICMBio.

Quando visitar o Parque?

O PNSB pode ser visitado o ano todo, mas durante o período chuvoso, as paisagens ficam ainda mais verdes e as cachoeiras mais cheias.

Vá com roupas leves e de tênis, e não esqueça de passar repelente para insetos e protetor solar, além de levar roupa de banho e toalha.

Referências da notícia

'Tailândia brasileira': parque em MS tem rios esmeraldas e cânions que guardam história milenar. 24 de agosto, 2025. Loraine França.

Tudo sobre a Serra da Bodoquena. 2023. Blog Bonitour Redação.