Cidade do interior de SP tem o melhor queijo do mundo e atrações para toda a família; confira

Um município no interior do estado de São Paulo abriga a produção de um queijo que já ganhou como o melhor do mundo. E além disso, a cidade também oferece muitas atrações de ecoturismo para a família inteira. Descubra que local é este.

Esta cidade no interior do estado de São Paulo fica a cerca de 207 km da capital paulista. Crédito: Divulgação.

Com pouco mais de 7 mil habitantes, o município se tornou mundialmente conhecido por ser o lar de queijos artesanais premiados internacionalmente. Estamos falando de Pardinho, no alto da Cuesta Paulista, no interior de São Paulo.

Pardinho é, inclusive, um dos destaques do Caminho do Queijo Paulista, uma rota criada em 2017 por produtores artesanais que uniram forças para valorizar e promover os queijos feitos no estado de São Paulo.

Mas não é só isso… Pardinho também chama a atenção pela natureza exuberante e oferece várias atividades de aventura em meio à natureza. Saiba mais abaixo.

Os queijos premiados

Os queijos de Pardinho são feitos através de métodos tradicionais, com o mínimo de interferência industrial. O leite utilizado vem de vacas criadas soltas em pastos, o que contribui para a grande qualidade do produto final.

Tudo começou em 2021, quando os queijos Mandala e Cuestinha, produzidos pela empresa Pardinho Artesanal, uma queijaria premium na cidade, ganharam medalha de ouro na competição mundial do laticínio, a Mondial du Fromage, uma das competições mais respeitadas do mundo, realizada na França.

Queijo Mandala da Pardinho Artesanal. Crédito: Divulgação.

O queijo cuestinha também já ganhou medalhas de ouro no Mundial do Queijo Brasil 2022 e no VII Prêmio Queijo Brasil 2024, entre outros. O queijo Mandala também já levou medalhas de Diamante no Mundial do Queijo Brasil 2022 e de Ouro no VI Prêmio Queijo Brasil.

O queijo Mandala é autêntico e artesanal, feito com um blend de 50% de leite da raça Gir, maturado por 12 meses nas cavernas da fazenda. Tem massa cozida prensada, e de sabor amanteigado com notas doces de amêndoas e nozes, somado com certa picância da maturação.

Queijo Cuestinha da Pardinho Artesanal. Crédito: Divulgação.

O queijo Cuestinha é produzido com leite cru de vacas Girsey, garantindo cremosidade e nutrientes. Tem textura macia e cremosa, o interior suave com notas lácteas adocicadas e amendoadas, e a casca florida, rica em texturas.

As atividades de ecoturismo da cidade

Pardinho tem várias atividades de aventura em meio à natureza, como tirolesa, cicloturismo, passeios em quadriciclos e caminhadas por trilhas com vistas deslumbrantes da Serra da Cuesta.

O Mirante Gigante Adormecido é um dos principais pontos turísticos da região, e ideal para trilhas, passeios ecológicos e contemplação da natureza. O Gigante Adormecido é uma formação de morros que lembra um homem enorme deitado; fica em Bofete (SP), mas a melhor vista está em Pardinho.

O Mirante Gigante Adormecido, em Pardinho (SP). À esquerda da foto, ao fundo, os três morros seriam os pés do gigante, e à direita, o morro maior a sua cabeça. Crédito: Ken Chu.

Há também opções de lazer mais tranquilas, como um parque público com ciclovias e quadras poliesportivas, e mesas para fazer piquenique.

Você gosta de queijos e natureza? Então já coloque Pardinho na sua lista de próximos destinos para conhecer!

Referências da notícia

Cidade do interior de SP é a 'Terra das Emoções' e tem o melhor queijo do mundo. 05 de setembro, 2025. Leonardo Sandre.

Queijo colonial artesanal ganha reconhecimento nacional. 07 de setembro, 2025. Elaine Bento.

Melhor queijo do mundo é produzido em Pardinho, no interior de São Paulo. 06 de abril, 2025. Gabriela Barbosa.