Cachoeiras de Corupá (SC) podem ser reabertas com modelo de concessão voltado à preservação

Fechada há cinco anos, a Rota das Cachoeiras pode ter novo modelo de gestão e ser reaberta em breve, buscando conciliar preservação ambiental e desenvolvimento turístico. Saiba mais aqui.

Quando a Rota estava aberta ao turismo, recebia cerca de 40 mil visitantes por ano. Crédito: Divulgação.
Quando a Rota estava aberta ao turismo, recebia cerca de 40 mil visitantes por ano. Crédito: Divulgação.

A cidade de Corupá, localizada no norte do estado de Santa Catarina, é conhecida como a ‘Capital Catarinense da Banana’, mas especialmente pelas belezas naturais da Rota das Cachoeiras, que era o principal atrativo da região, com 14 quedas d'água e trilhas com natureza exuberante.

O destino turístico está fechado há cinco anos, devido à alguns problemas que falaremos logo abaixo. Contudo, a Prefeitura do município está em conversa com o setor privado para estruturar um novo modelo de gestão e uso turístico para a Rota. Veja abaixo mais informações.

A Rota das Cachoeiras poderá reabrir?

O atrativo turístico está fechado para visitações há pouco mais de 5 anos.

O local foi fechado devido aos danos causados por um ciclone extratropical explosivo, que foi chamado de “ciclone bomba”, em junho de 2020. Mas a pandemia do Covid-19 também atrasou o retorno das atividades na época.

A denominação ‘ciclone-bomba’ é dada para sistemas de baixa pressão atmosférica intensos que sofrem uma rápida intensificação em 24 horas.

A Prefeitura atualmente está em processo de concessão da Rota, e avançou recentemente com a realização de novas etapas voltadas à estruturação do projeto e à aproximação com o setor privado. Essas etapas envolvem avaliar a viabilidade, a atratividade e os possíveis formatos do modelo de concessão.

Em conversa com o setor, a Prefeitura busca conciliar a preservação ambiental da Rota com o desenvolvimento turístico local de uma forma econômica e sustentável.

A administração municipal fará no início desta semana uma sondagem de mercado voltada a investidores, operadores, financiadores e consultores interessados no empreendimento.

Este planejamento começou em dezembro de 2025, quando a Prefeitura lançou um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) com o objetivo de estruturar o projeto de concessão, com apoio da Invest SC e do Instituto Semeia.

Sobre o atrativo natural principal de Corupá

A Rota das Cachoeiras era um ponto forte do ecoturismo local, oferecendo trilhas com diversas (e belas!) cachoeiras na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Emílio Fiorentino Batistella. São cerca de 1.153 hectares para apreciar a fauna e flora local.

O local oferecia infraestrutura completa, com estacionamento, sanitários com chuveiro e churrasqueiras. Além disso, a trilha principal tinha áreas de descanso e acessibilidade até a primeira cachoeira.

A Cachoeira Salto Grande, em Corupá (SC), é o ponto alto da Rota das Cachoeiras. Crédito: Divulgação.
A Cachoeira Salto Grande, em Corupá (SC), é o ponto alto da Rota das Cachoeiras. Crédito: Divulgação.

A trilha principal do local que dá acesso às cachoeiras tem cerca de 3 quilômetros de extensão e dificuldade variada (fácil, médio e difícil).

Entre as cachoeiras está a de Salto Grande, uma das principais, com 126 metros de queda d’água, cercada por paredões rochosos em meio à Mata Atlântica e com boa infraestrutura, com passarela.

Quando estava aberto ao turismo, o local recebia cerca de 40 mil visitantes por ano. Esperamos que em breve ele esteja novamente aberto para visitação!

Referências da notícia

Fechada há cinco anos, rota com 14 cachoeiras em SC avança para novo modelo de gestão. 17 de janeiro, 2026. Bárbara Siementkowski.

Corupá avança na concessão da Rota das Cachoeiras e abre sondagem de mercado. 16 de janeiro, 2026. Mariana Costa.