Belezas naturais de Ilhabela, SP, que vão te surpreender; descubra quais são

Ilhabela, a maior ilha marítima do Brasil, está localizada em São Paulo e abriga diversas belezas naturais, entre praias, ilhotas e cachoeiras. Descubra aqui estas riquezas da natureza.

Praia de Castelhanos, na parte leste de Ilhabela, famosa pelo seu formato de coração e beleza selvagem. Crédito: Louise Cristina Araujo Ferri - CC BY-SA 4.0.

Ilhabela é um município-arquipélago localizado no Litoral Norte do Estado de São Paulo, formado por diversas ilhas e ilhotes, sendo a principal a Ilha de São Sebastião (a maior ilha continental do Brasil).

Ilhabela, em São Paulo, é um arquipélago formado por um conjunto de 14 ilhas e ilhotes, incluindo as Ilhas das Cabras e de Búzios.

Ilhabela oferece ao visitante cerca de 40 km de praias inexploradas e uma paisagem típica de floresta tropical, com trilhas para caminhadas, cachoeiras e até montanhas. Descubra mais abaixo.

As belezas naturais de Ilhabela (SP)

A ilha oferece uma paisagem de Mata Atlântica exuberante, com trilhas, cachoeiras e praias incríveis, e impressiona pela dimensão: são 43 praias e mais de 300 cachoeiras em um território de 346 km².

Grande parte das suas praias é facilmente acessível por estrada, sem necessidade de barco ou trilhas. Algumas são mais isoladas, ainda preservadas e com ambiente selvagem, e exigem um pouco mais de esforço para serem visitadas, como a Praia do Bonete, a Praia de Castelhanos e a Praia do Jabaquara.

Ilha Bela é um destino popular para esportes como vela, kite surf, stand-up e mergulho, devido às condições de vento e mar.

As praias do sul da ilha agradam por ter mar tranquilo e boa infraestrutura, e são as mais frequentadas pelos turistas; exemplos delas: a praia da Ilha das Cabras, Praia do Oscar, Praia do Portinho, Praia Grande, Praia do Curral e a Praia do Veloso.

As praias do centro da ilha têm mais infraestruturas, orla bem estruturada e ciclovias ótimas para passeio. Alguns exemplos: Praia do Perequê, a Praia da Vila e as praias de Itaquanduba e Itaguaçu.

Cachoeira do Veloso, no sul de Ilhabela. A trilha para ela é tranquila e de fácil acesso, com caminhada de aproximadamente 40 minutos pela Mata Atlântica. Crédito: Divulgação.

Como falamos, há também cachoeiras que são atrações à parte, com quedas d’água cristalinas em meio à mata fechada. Muitas delas são de trilhas desafiadoras, mas há algumas com trilhas mais fáceis.

A ilha possui ainda formações rochosas como as lajes da Garoupa e do Carvão, e montanhas com altitudes que passam de 1.000 metros, completando as paisagens naturais. Inclusive, os mais altos picos do litoral paulista estão em Ilhabela, incluindo o Pico de São Sebastião (com 1.379 m de altitude), o Morro do Papagaio (com 1.307 m), e o Morro da Serraria (1.285 m).

O “Buraco do Cação” é uma fenda nas rochas de uma encosta que acaba formando uma espécie de caverna de frente para o mar, no sul de Ilhabela, SP. Crédito: Paulo Stefani.

Localizado no caminho para a famosa Praia do Bonete, no sul da Ilha, está o Buraco do Cação, que chama a atenção tanto dos aventureiros que vão por trilha, quanto dos que navegam até lá. Trata-se de uma abertura num paredão de pedra com aproximadamente 80 metros de altura formada pela ação das ondas há milhares de anos.

E para os mais aventureiros, há trilhas de mountain bike que atravessam a vegetação densa, e atividades como escalada, rapel, surf, cavalgadas e pesca esportiva.

Referências da notícia

Maior ilha marítima do Brasil fica em SP e esconde 43 praias e 300 cachoeiras. 30 de agosto, 2025. Pedro Morani.

Ilhabela - O que fazer. 2025. Monique Renne/Blog Melhores Destinos.