64 quilômetros sob os Alpes, entre a Itália e a Áustria: este será o maior túnel ferroviário do mundo
O Túnel Ferroviário do Brennero, o mais longo do mundo, deveria ser concluído em 2032, mas em 18 de setembro, o muro que separava as seções italiana e austríaca foi rompido: um momento histórico.

Em 18 de setembro, a última descoberta do túnel exploratório do Túnel de Base do Brennero marcou um momento histórico para a Itália, a Áustria e a Europa. A inauguração do novo túnel, que agilizará as conexões entre a Itália e o resto da Europa, está se aproximando rapidamente.
O avanço histórico, que destrói a última parede rochosa que separa os dois túneis escavados em lados opostos, representa um passo decisivo em um dos projetos ferroviários mais importantes da Europa, um túnel de 55 quilômetros, que sobe para 64 quilômetros se o desvio de Innsbruck for incluído.
O túnel já está concluído, estabelecendo uma conexão subterrânea entre a Itália e a Áustria, mas ainda está em más condições e levará mais sete anos para entrar em operação.
Segundo a Trenitalia, trens de passageiros poderão trafegar por este túnel a velocidades superiores a 200 km/h. Graças à eliminação de declives acentuados, este trecho poderá acomodar trens de carga mais longos, mais pesados e mais numerosos.

Esses trens exigirão menos energia na rota plana do que a necessária atualmente na linha existente (que deve subir até o Passo do Brennero, a uma altitude de mais de 1.300 metros).
Com a eliminação de declives acentuados e graças à linha reta e praticamente sem curvas, será possível acomodar trens mais longos e pesados. A nova infraestrutura ferroviária oferecerá uma alternativa válida para o transporte de cargas e abrirá uma nova dimensão para o transporte de passageiros.
Um marco a nível europeu e mundial
O marco histórico ocorreu em 18 de setembro de 2025, aproximadamente 1.400 metros abaixo do famoso Passo do Brennero. Autoridades da Itália e da Áustria também estiveram presentes. Às 14h30, o comissário europeu Tzitzikostas, o primeiro-ministro italiano Meloni, o chanceler austríaco Stocker e os dois ministros dos transportes de ambos os países deram o sinal de partida.
É uma importante passagem alpina na fronteira entre a Itália e a Áustria, historicamente uma das conexões mais importantes entre a Itália e a Europa. Devido à sua altitude relativamente baixa, 1.372 metros acima do nível do mar, sempre foi um ponto de travessia preferencial para os Alpes. Atualmente, é atravessada por uma rodovia.
Houve grande entusiasmo nos lotes H53 Pfons–Brenner (Áustria) e H61 Mules 2-3 (Itália): enquanto os mineiros e as equipes do projeto aguardavam no subsolo, os convidados puderam acompanhar o evento ao vivo de uma tenda montada perto do Passo do Brenner. Usando um martelo demolidor, os mineiros demoliram a parede de rocha que dividia as duas faces da escavação.
Breakthrough for the Brenner Base Tunnel!
— European Commission (@EU_Commission) September 18, 2025
64 km under the Alps the worlds longest cross-border rail tunnel.
50 million tonnes of freight off roads
Munich-Verona Passenger times cut by half
2.3bn #EUFunded
Europes transport future is on track
A reunião da equipe, em meio a abraços e aplausos, destacou seu excepcional trabalho em equipe, inovação técnica e colaboração internacional, de acordo com um comunicado oficial da BBT SE, a sociedade anônima europeia dedicada à construção do Túnel de Base do Brenner.
Gilberto Cardola e Martin Gradnitzer (BBT SE).
"Hoje, a Europa está ainda mais unida graças à Itália e à Áustria", declararam os dois membros do conselho da BBT SE, Gilberto Cardola e Martin Gradnitzer, após o anúncio final.

"O Túnel de Base do Brenner é muito mais do que um feito de engenharia: é um símbolo do ideal europeu, apoiado pela determinação e anos de intensa colaboração", acrescentaram.
Como será o Túnel da Base do Brenner
O Túnel de Base do Brennero conectará a cidade italiana de Fortezza (Trentino-Alto Ádige) a Innsbruck (Áustria), passando sob o Passo do Brennero. Juntamente com o desvio de Innsbruck existente, terá uma extensão total de 64 km, tornando-se o túnel ferroviário mais longo do mundo.
O túnel se estende a uma altitude de 794 metros acima do nível do mar, enquanto até agora os trens entre a Itália e a Áustria tinham que subir até a passagem, localizada a aproximadamente 1.370 metros. O custo total do projeto ultrapassará € 10 bilhões. A União Europeia cobrirá 50% do custo, já que o BBT é considerado um projeto de infraestrutura prioritário, enquanto a Itália e a Áustria cobrirão a outra metade. Os trens de carga operarão a uma velocidade máxima de 120 km/h e os trens de passageiros a 250 km/h.