Outubro 2018: o que aconteceu no Brasil e no mundo?

No mês de Outubro vivenciamos diversos eventos extremos pelo país e pelo mundo, como chuvas e ventos intensos no Sul do Brasil e a atividade de ciclones tropicais no Hemisfério Norte.

O mês de Outubro ficou marcado pelo início das estação chuvosa em boa parte do país e pelos eventos extremos no Brasil e no mundo.

O mês de Outubro no Brasil representa o início da estação chuvosa que se estende até Março nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e interior do Nordeste. No entanto, também representa uma maior frequência de chuvas fortes, descargas elétricas, ocorrência de granizo e ventos fortes. No Sul, mais precisamente no oeste da Região, é onde se observa uma maior frequência de temporais durante a primavera e início do verão, e este ano não foi diferente.

No primeiro dia de Outubro, no Rio Grande do Sul, uma frente fria que se formou sobre o estado provocou chuva forte e rajadas de vento que passaram dos 100 km/h na cidade Lagoa Vermelha. Em Pelotas, as rajadas atingiram os 120 km/h, provocando destelhamentos, queda de árvores e falta de energia elétrica.

No Sudeste e Centro-Oeste também sofreram consequências dos temporais. No interior paulista, no dia 04, houveram destelhamentos e queda de energia elétrica nas cidades do centro e norte do estado. Em Brasília, no último dia de Outubro, o temporal que se formou na parte da tarde, provocou queda de árvores e danos às fachadas de alguns Ministérios.

Anomalias de precipitação e temperatura máxima. Dados das estações do Inmet e mapas do CPTEC.

De forma geral a distribuição das chuvas pelo país ficou dentro do esperado para o mês, com chuvas ocorrendo desde o Norte ao Sul do Brasil. No Centro-Oeste e Sudeste, se observa um padrão de chuvas mais irregulares na maior parte dessas regiões, no entanto, os estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, a distribuição das chuvas foi mais homogênea, com volumes superando em até 200 mm do esperado para mês.

Esse cenário, também se observou em boa parte da Região Sul, principalmente nos estados do Paraná e de Santa Catarina. Assim em decorrência de uma maior frequência de dias nublados e com chuva, as temperaturas máximas ficaram abaixo do esperado nesses estados, bem como com as mínimas, que ficaram acima da média. Já nas áreas mais ao norte do país, as temperaturas ficaram elevadas devido ao predomínio de tempo mais firme e pelas condições de pré-frontal, quando os ventos de norte, mais quentes, passam a atuar.

E o que ocorreu no mundo?

O mês de Outubro foi bastante intenso no exterior. No Sul da Itália chuvas torrenciais provocaram inundações severas e mortes na Sicília. Na Itália ainda, agora em Roma, um temporal provocou queda de granizos incomuns, que derreteram e formaram grandes blocos de gelo, transformando as ruas da cidade em uma paisagem polar. Na Espanha, na ilha de Maiorca, a mesma situação deixou pelo menos 9 vítimas e muita lama.

Saindo da Europa, nos deparamos com Furacão Michel, a tempestade do século, que devastou o estado da Flórida nos EUA, com chuva e ventos de até 250km/h. Essa mesma tempestade provocou enchentes históricas no Texas, com maior registro de elevação dos rios nos últimos 83 anos. Tudo isso sem contar com as tempestades tropicais Willa no México e Yutu nas Ilhas Mariana. Para saber mais sobre esse eventos acesse a aba “Atualidade” nas “Notícias” aqui da Tempo.com.