Urano: o planeta mais frio do Sistema Solar

Se alguns anos passam devagar, imagine Urano! Dentro de dez anos, este planeta completará a sua terceira órbita em torno do Sol desde que foi descoberto. Quer saber mais sobre o planeta mais frio do Sistema Solar?

Urano, Sistema Solar
No início, Herschel deu ao planeta descoberto o nome "George", depois em 1850 deu-lhe o nome de Urano.

Se os invernos na Terra nos parecem frios, imaginem um mês de julho em Urano! É sem dúvida o planeta mais gélido do Sistema Solar. A sua composição química, temperaturas extremas e uma inclinação incomum fazem dele um gigante congelado muito curioso.

As características mais peculiares

O sétimo planeta foi descoberto a 13 de março de 1781 por William Herschel no Reino Unido, mas a sua origem remonta a 4.503 milhões de anos, tal como o resto do Sistema Solar. Ao longo da história da Humanidade já tinha sido observado, mas em momento algum foi identificado como um planeta. O que talvez seja mais curioso é que um ano em Urano são 84 anos terrestres - daqui a dez anos completará a sua terceira órbita desde que foi descoberto!

Acontece ser o planeta mais frio do Sistema Solar, embora não seja o mais afastado do Sol. Os cientistas da NASA acreditam que o motivo pelo qual é tão frio deve-se à sua inclinação axial, uma vez que há 3 ou 4 milhões de anos atrás um ou mais impactos o inclinaram, e é também por isso que gira no sentido dos ponteiros do relógio.

O eixo de rotação de Urano é praticamente paralelo ao plano do Sistema Solar, ou seja, a inclinação é de 97,77°. Uma das consequências disto é que os pólos recebem cerca de 42 anos de luz solar, seguidos de outros 42 anos de escuridão. Assim, a temperatura da superfície é de cerca de -224ºC a 216ºC. Suspeita-se também que a razão da temperatura muito baixa se deve à colisão maciça, onde a maior parte do calor interno teria desaparecido.

De que é feito Urano?

Urano é constituído por três camadas: um núcleo de ferro e níquel, um manto de gelo e uma atmosfera gasosa de gelo fluido, hidrogênio e metano (daí a sua cor azul). O gigante gelado não tem superfície sólida, de fato não se podia andar nem aterrar no planeta, pois se afundaria com as nuvens.

Urano e Terra são completamente diferentes. Enquanto o nosso dia dura 24 horas, em Urano um dia dura 17 horas e 14 minutos de temperaturas abaixo de zero.

Os satélites do gigante gasoso

Tal como outros planetas maciços, Urano tem um sistema lunar. De fato, tem tantos satélites que receberam o nome de personagens criadas por William Shakespeare e Alexander Pope, ambos famosos poetas ingleses.

Especificamente, tem 27 luas, a maioria das quais descoberta pela sonda Voyager 2 em 1986. É também notável por ser o sistema lunar menos maciço dos planetas gigantes. Os cientistas da NASA, através dos seus estudos, calcularam que a massa combinada dos cinco principais satélites de Urano (Ariel, Umbriel, Titânia, Miranda e Oberon) é menos de metade da massa de Tritão, a maior lua de Netuno.

Os seus famosos anéis!

A descoberta deste planeta ajudou os astrônomos a compreender que os anéis são uma característica bastante comum dos planetas. Os anéis interiores são estreitos e escuros, enquanto que os anéis exteriores são de cores vivas, brilhantes e mais fáceis de ver.

Especificamente, o gigante gasoso tem 13 anéis conhecidos compostos principalmente de materiais orgânicos. Um estudo publicado em 2016 sugere que os anéis de Urano poderiam ser os restos de planetas anões, semelhantes a Plutão, mas como é isto possível? Os astrônomos suspeitam que gravidade do planeta gigante podem ter exterminado outros planetas anões e, assim, preservando como anéis. Curioso, não é?