Como seria se OVNIs extraterrestres estivessem em contato com a Terra?

Com todas as aparições de OVNIs recentes, a pergunta de como seria se eles tivessem em contato com a Terra e como conseguiríamos captar esses sinais surge. Alguns especialistas no assunto levantaram os argumentos como seria esse contato.

Como seria se OVNIs estivessem em contato com a Terra?
Pesquisador de Harvard publica artigo levantando a possibilidade de OVNIs serem de origem extraterreste e estivessem em contato com a Terra.

No começo de fevereiro desse ano, os Estados Unidos anunciou que havia derrubado um objeto voador não identificado (OVNI) no estado do Alasca. Outras observações desse tipo de objeto foram feitas em Montana e no Canadá.

Em uma conferência de imprensa, o Pentágono e a Casa Branca haviam explicado que aquele objeto se encaixava na classificação de OVNI. Em um breve anúncio, a secretária de imprensa da Casa Branca confirmou que não havia sinais de atividade extraterrestre ou alienígena nesses objetos abatidos.

Esse mês, o físico teórico Avi Loeb, professor da Universidade da Harvard, levantou questionamentos de como seria se OVNIs entrassem em contato com a Terra. A pesquisa foi feita em parceria com o Pentágono para investigar melhor o surgimento de OVNIs.

Objetos Voadores Não Identificados - OVNIs

Quando escutamos a expressão OVNI logo pensamos em seres alienígenas verdes com olhos enormes entrando em contato conosco. Mas OVNI não significa que é atividade extraterrestre ou que são seres de outro planeta nos visitando aqui na Terra.

A palavra OVNI é a sigla para objeto voador não identificado, é a tradução da sigla UFO (unidentified flying object).

OVNI é simplesmente qualquer objeto, podendo ser até mesmo algum tipo de luz, que está no céu e não pode ser identificado por observadores ou autoridades.

Muitas vezes OVNIs estão associados com fenômenos atmosféricos raros ou a presença de satélites em baixas altitudes. Apenas 30% de OVNIs avistados permanecem sem explicação.

O Brasil tinha cerca 743 OVNIs registrados segundo um documento do Arquivo Nacional lançado em 2018. Esse número já subiu nesses últimos 5 anos.

Por que os OVNIs voltaram a ser um assunto em alta?

Nos últimos meses, notícias sobre OVNIs parecem ter aumentado consideravelmente deixando o assunto em alta novamente. Mais especificamente depois dos quatros objetos abatidos pelo governo dos Estados Unidos no começo de fevereiro. Só em um fim de semana, três objetos considerados OVNIs foram abatidos.

O governo americano lançou uma nota dizendo que os objetos eram OVNIs por não conseguirem identificar a origem desses objetos.

Logo a Casa Branca negou que os objetos fossem de origem extraterrestre.

O primeiro objeto foi confirmado como um balão chinês de origem civil. Já os outros três levantaram a questão se seria de origem chinesa. O presidente americano Joe Biden disse que possivelmente seriam de empresas privadas, como satélites orbitando a uma baixa altitude.

Como saberíamos se OVNIs fossem de origem extraterrestre?

Com essa pergunta em mente, o Pentágono junto com o físico Avi Loeb divulgaram uma pesquisa para investigar como seria se fosse uma assinatura extraterreste. Avi Loeb é o professor de Harvard responsável pelo artigo que estuda o objeto Oumuamua e questiona se poderia ser associado com vida extraterrestre.

Na pesquisa, Loeb discute a possibilidade de se uma nave-mãe liberasse pequenas sondas que pudesse estudar o Sistema Solar. Essas pequenas sondas poderiam inclusive visitar o planeta Terra e estudar a composição do nosso planeta. As sondas teriam missões puramente científicas, segundo Loeb.

No artigo tem dois objetos de estudo: o próprio Oumuamua e também um meteoro IM2. Na hipótese de Loeb, esses dois objetos poderiam atuar como naves-mãe e liberar pequenas sondas que chegassem à Terra. Na Terra, essas sondas seriam vistas como OVNIs.

Estamos prestes a encontrar vida extraterrestre?

O foco da pesquisa de Loeb e Pentágono é nos deixas preparados para conseguir identificar melhor os OVNIs que aparecem na atmosfera da Terra e excluir a possibilidade de serem extraterrestres mais rapidamente.

Espectro de atmosfera de exoplaneta obtida pelo telescópio James Webb.
Espectro de atmosfera de um exoplaneta que foi observado pelo James Webb Space Telescope. Crédito: NASA/JWST

Porém, a atenção deve ser voltada para os dados do James Webb Space Telescope que tem como missão observar atmosfera de exoplanetas. Um sinal de vida pode estar mais perto de ser encontrado considerando essas observações de exoplanetas do que aqui na Terra.