Uma guerra nuclear pode desencadear uma nova Era Glacial

Qualquer guerra nuclear que aconteça no planeta pode desencadear uma mudança repentina nas temperaturas, causando uma queda de até 7ºC em média. Esses valores são ainda mais baixos do que os registrados na “Idade do Gelo”.

Era do Gelo, Guerra Nuclear, Idade do Gelo
Uma guerra com características nucleares poderia gerar um efeito de resfriamento massivo em escala planetária.

Um conflito com armas nucleares no planeta Terra, mesmo que seja uma guerra em escala regional, pode liberar tanta fumaça e fuligem na atmosfera superior que bloqueia a radiação solar e fazer com que as temperaturas globais diminuam significativamente.

Em um relatório do Departamento de Oceanografia e Ciências Costeiras da Universidade Estadual da Louisiana (LSU) assegura que não importa quem são os protagonistas do conflito, já que se passasse 1 mês a partir da detonação da primeira arma nuclear, a fumaça liberada na atmosfera se espalharia globalmente e geraria um efeito de bloqueio do Sol causando uma queda de até 7ºC na temperatura média do planeta.

A radiação solar seria bloqueada, causando um grande resfriamento em nível planetário que levaria milhares de anos para ser revertido.

Este estudo mostra a interconexão global dos sistemas da Terra, especialmente diante de distúrbios, sejam causados por erupções vulcânicas, grandes incêndios florestais ou guerras.

O comportamento dos oceanos

Os oceanos levam mais tempo para se recuperar do que a terra. A recuperação do oceano provavelmente levará décadas na superfície e centenas de anos em profundidade, enquanto as mudanças no gelo do mar Ártico provavelmente durarão milhares de anos e são efetivamente uma "Pequena Idade do Gelo Nuclear".

As temperaturas dos oceanos cairiam rapidamente e não retornariam ao estado anterior à guerra, mesmo depois que a fumaça se dissipasse. À medida que o planeta esfria, o gelo marinho está se expandindo em mais de 9 milhões de quilômetros quadrados e 2 metros de profundidade em algumas bacias que bloqueiam os principais portos.

Era do Gelo, Guerra Nuclear, Idade do Gelo
O rápido resfriamento dos oceanos continuaria por milhares de anos, causando uma pequena Idade do Gelo Nuclear.

A queda repentina da luz e das temperaturas do oceano, especialmente do Ártico aos oceanos Atlântico Norte e Pacífico Norte, levaria a impactos globais de longo prazo. Os ecossistemas marinhos seriam amplamente modificados tanto pela perturbação inicial quanto pelo novo estado do oceano, levando a impactos globais de longo prazo: por exemplo, matando as algas marinhas que são a base da cadeia alimentar dos oceanos. Isso interromperia a maior parte da pesca e da aquicultura.

A simulação do que pode acontecer

Os pesquisadores simularam o que aconteceria com os sistemas da Terra se 4.400 armas nucleares de 100 quilotons (100.000 toneladas) fossem usadas em uma guerra em larga escala para bombardear cidades e áreas industriais. O resultado seria incêndios que expelissem mais de 150 milhões de quilos de fumaça de carbono preto absorvendo luz solar, para a atmosfera superior. Também simularam o que aconteceria em um conflito regional, detonando cerca de 500 armas nucleares de 100 quilotons que produziriam de 5 a 10,3 milhões de quilos de fumaça e fuligem na atmosfera superior.

Era do Gelo, Guerra Nuclear, Idade do Gelo
Os impactos que uma guerra nuclear causaria seriam ainda mais caóticos do que a erupção de um megavulcão.

Os resultados obtidos mostram que os efeitos de uma guerra de tal magnitude teriam um efeito na atmosfera ainda pior do que a erupção de qualquer um dos supervulcões conhecidos, como o vulcão Aira no Japão, o Campi Flegrei na Itália, o Karymshin na Rússia ou o Long Valley Caldera, nos Estados Unidos, entre outros. Mas, a maior diferença é que uma erupção vulcânica é inevitável e não podemos fazer nada a respeito, já que é um evento natural, mas um conflito bélico de características nucleares pode ser evitado.