Um raro filhote de mamute mumificado foi encontrado no Canadá

Mineradores dos campos de ouro do norte do Canadá fizeram uma descoberta surpreendente: um bebe mamute lanudo mumificado quase completo! Acredita-se que o bebe mamute era uma pequena fêmea de 1 mês de idade que viveu na região há 30 mil anos!

mamute
Múmia de um filhote de mamute lanudo de 30 mil anos praticamente intacto. Foto: Beringia Centre

Mineradores que trabalhavam nos campos de ouro de Klondike, no território de Yukon, no noroeste do Canadá, fizeram uma descoberta rara e surpreendente: os restos mumificados de um mamute lanudo (ou mamute lanoso) bebê quase completo!

De acordo com paleontólogos, o bebê mamute lanoso encontrado no Canadá é um dos mais incríveis animais mumificados da era do gelo já descobertos no mundo!

O bebê mamute mumificado praticamente inteiro foi encontrado quando os mineradores escavavam o permafrost - um tipo de solo típico do extremo norte do planeta composto de terra e gelo - no rio Eureka Creek, próximo à fronteira com o Alaska, no dia 21 de junho. Logo que perceberam que era um animal mumificado, notificaram o Dr. Grant Zazula, paleontólogo do governo de Yukon.

Nativos anciãos do povo local de Tr'ondëk Hwëch'in batizaram o bebe mamute de Nun cho ga, que significa "grande bebê animal". A descoberta foi anunciada pelo governo local no dia 24 de junho.

Especialistas acreditam que o mamute seja do sexo feminino e teria morrido durante a era do gelo, há mais de 30 mil anos, quando mamutes lanudos vagavam por essa região ao lado de cavalos selvagens, leões das cavernas e bisões gigantes. Além disso, acredita-se que o filhote tinha apenas um mês de vida quando morreu por provavelmente ter ficado presa na lama.

Os cientistas que estudaram o animal ficaram espantados e entusiasmados com o estado de preservação do corpo do animal, que ficou quase inteiramente preservado. As unhas, pele, parte dos pelos, tromba e inclusive o intestino estavam praticamente intactos. O paleontólogo Grant Zazula disse em um comunicado, após a divulgação da descoberta, que o pequeno animal “é lindo e um dos mais incríveis animais mumificados da era do gelo já descobertos no mundo”.

A descoberta marca o primeiro mamute lanudo mumificado quase completo e mais bem preservado encontrado na América do Norte. Antes dela uma múmia parcial de outro filhote de mamute lanudo foi encontrado em 1948 em uma mina de ouro no interior do estado do Alasca, Estados Unidos, nomeado de Effie. Outro filhote de mamute mumificado de 42 mil anos, conhecido como Lyuba, também foi encontrado na Sibéria em 2007. De acordo com o governo de Yukon, Lyuba e Nun cho ga são aproximadamente do mesmo tamanho.

A recuperação bem-sucedida do Nun cho ga foi possível devido à parceria entre os mineradores, o povo Tr'ondëk Hwëch'in e o Departamento de Meio Ambiente do Governo de Yukon, o Serviço Geológico de Yukon e o Programa de Paleontologia de Yukon.