Pesquisadores criam gel capaz de reparar danos causados ​​por infarto

Pesquisadores britânicos criaram um gel biodegradável para reparar os danos causados por um ataque cardíaco. Este novo material pode melhorar a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo.

saúde, medicina, cardíaca
Os pesquisadores esperam que o gel se torne uma parte fundamental de futuros tratamentos.

Durante anos, os cientistas procuraram formas de introduzir células para reparar o tecido dos corações que sofreram infartos e, assim, reduzir o risco de uma progressão para insuficiência cardíaca. Mas até agora essa técnica não era muito eficaz, pois quando as células são injetadas diretamente no coração, apenas 1% delas conseguiu se posicionar na ferida.

Graças aos avanços da ciência, um novo gel biodegradável criado pela Universidade de Manchester pode revolucionar a medicina e salvar a vida de milhões de pessoas com lesões cardíacas. Este material maravilhoso pode ser injetado diretamente no coração pulsante e atua como uma ponte para ajudar as células que foram injetadas a desenvolverem novos tecidos. Os pesquisadores esperam que o gel se torne uma parte fundamental de futuros tratamentos regenerativos para corações danificados.

Nunca na história da humanidade tantas pessoas sobreviveram a ataques cardíacos como atualmente. Mas, apesar dos avanços na saúde, os corações continuam a ter uma capacidade muito limitada de se regenerar, o que significa que os sobreviventes correm o risco de sofrer insuficiência cardíaca e outros problemas de saúde.

“Embora ainda seja cedo, o potencial dessa nova tecnologia para ajudar a reparar corações após um ataque cardíaco é enorme. Estamos confiantes de que este gel será uma opção eficaz para futuras terapias baseadas em células para ajudar o coração danificado a se regenerar”, disse a pesquisadora Katherine King.

As provas

Os pesquisadores mostraram que o gel pode ajudar no crescimento do tecido muscular cardíaco normal. Eles adicionaram células humanas reprogramadas para se tornarem células do músculo cardíaco ao gel e, três semanas depois, descobriram que o tecido havia crescido e estava batendo.

Ecocardiogramas (ultrassons do coração) e eletrocardiogramas (ECG, que medem a atividade elétrica do coração) em camundongos confirmaram a segurança do gel. Em uma próxima etapa da pesquisa, a equipe testará o gel após os ratos sofrerem um ataque cardíaco para mostrar que se desenvolve um novo tecido muscular e que é capaz de restaurar a capacidade do coração de bombear com eficiência.

O gel é feito de cadeias de aminoácidos chamados peptídeos, os componentes básicos das proteínas. As ligações entre os peptídeos significam que o gel pode existir em diferentes estados. Quando sob estresse, os peptídeos se decompõem e se comportam como um líquido, tornando-o ideal para injeção. Quando o estresse é removido, os peptídeos se reagrupam quase imediatamente e se comportam como um sólido, mantendo as células no lugar enquanto elas se enxertam no coração.