Uma boa sobre as mudanças climáticas: poderemos comer mais anéis de lula!

Devido às mudanças climáticas, muitas espécies estarão condenadas ao desaparecimento. Mas a lula é uma das poucas que se beneficiarão de um mar mais quente.

Bob esponja
Os efeitos das mudanças climáticas neste cartoon: devido ao aumento da temperatura do mar, o Bob Esponja será extinto, enquanto o Lula Molusco se reproduzirá com mais facilidade. Patricio, junto com outras estrelas do mar, serão contratados para repovoar as florestas de algas e assim capturar CO2.

O aquecimento global é um processo que, impulsionado pela emissão de gases de efeito estufa, torna a temperatura média global cada vez mais elevada, em comparação com a era pré-industrial.

Esse aumento de temperatura é responsável pela mudança nos padrões climáticos globais, resultando nas tão faladas mudanças climáticas. Apesar do fato de que para muitas pessoas o aquecimento global é sinônimo de mudança climática, não é assim, pois são causa e consequência.

Esta mudança climática não é qualquer mudança climática

E embora desde a sua origem o nosso planeta tenha sofrido inúmeras mudanças climáticas, a atual difere de todas as anteriores por dois motivos principais:

1. é causada por uma das espécies que habita o planeta, algo que nunca havia acontecido nos 4,5 bilhões de anos desde a formação da Terra.
  2. A velocidade dessa mudança climática é sem precedentes desde que o asteroide 'Chicxulub' impactou a atual Península de Yucatán e levou à extinção em massa dos dinossauros. É até 10 vezes mais rápido do que qualquer outra mudança no clima que ocorreu nos últimos 65 milhões de anos. E essa velocidade não permite que muitas espécies se adaptem aos novos cenários climáticos com a rapidez necessária.
Chicxclub
Essa mudança climática ocorre a uma taxa 10 vezes mais rápida do que qualquer outra mudança climática ocorrida nos últimos 65 milhões de anos.

O aumento da temperatura não impacta apenas a atmosfera: os oceanos absorvem 92% do excesso de calor causado pelos gases de efeito estufa que provocam esse aquecimento global, que favorece a elevação do nível do mar, entre outros processos negativos como a acidificação dos oceanos, ao sequestrar o excesso dióxido de carbono da atmosfera.

Essas mudanças colocam em risco a segurança alimentar do planeta. Algumas regiões dos continentes ou oceanos que antes eram mais frias agora estão se aquecendo... ou vice-versa. O mesmo vale para as chuvas. E isso cria vencedores e perdedores com as mudanças climáticas.

Mudanças climáticas e o sexo das tartarugas

As tartarugas marinhas definem o seu sexo pela temperatura da areia onde os ovos são incubados: as fêmeas nascem acima dos 31°C e os machos nascem abaixo dos 27°C. E neste contexto de mudanças climáticas, com ondas de calor mais frequentes, as tartarugas marinhas enfrentam um declínio preocupante da sua população.

Tartarugas marinhas
Devido às ondas de calor e ao aumento da temperatura média global, 99% dos filhotes de tartarugas marinhas nascem fêmeas, ameaçando a sobrevivência da espécie.

Outras espécies, porém, serão favorecidas pelo aumento das temperaturas. E o campeão de todos eles é a lula gigante, vencedora indiscutível do aquecimento global.

Em um mundo mais quente, as lulas se reproduzirão mais

Tal como acontece com as tartarugas marinhas, a temperatura é importante para garantir os processos reprodutivos da lula. Nesse caso, o desenvolvimento de seus ovos depende da temperatura da água, que precisa ficar entre 10°C e 16°C para que o processo seja bem-sucedido. E em certas espécies de lulas, temperaturas mais altas aceleram o processo de eclosão.

O Architeuthis, um cefalópode conhecido como lula gigante, ao experimentar pequenos aumentos na temperatura do ambiente onde está localizado, pode se encontrar em uma zona de conforto onde sua vida pode ser mais fácil, segundo pesquisa publicada no International Journal of Global Warming.

Cefalópodes
Cefalópodes, como lulas, estão entre as poucas espécies que irão prosperar em um mundo mais quente.

E é que, ao contrário de outras espécies, os cefalópodes (invertebrados marinhos entre os quais podemos encontrar polvos e lulas) são caracterizados por sua grande adaptabilidade a rápidas mudanças em seu habitat, graças às suas características biológicas. Segundo um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, as populações dessa espécie cresceram significativamente nos últimos 60 anos.

Os cefalópodes são as primeiras espécies "ecologicamente e comercialmente importantes" a se beneficiarem da mudança do estado dos oceanos.

As altas temperaturas devido ao aquecimento global é um dos principais fatores que aceleram os ciclos de vida dos cefalópodes, fazendo com que sua população aumente em todos os oceanos do planeta.

O bom de tudo isto é que devido às mudanças climáticas, em um futuro não muito distante, poderemos ter um bom prato de lulas à mesa com mais frequência, para acompanhar com uma cerveja bem gelada.

cerveja e lula
Sanduíche de lula e cerveja. Um será mais abundante e mais barato graças às mudanças climáticas. O outro, mais caro e escasso.

A desvantagem é que, com a mudança climática, a cerveja se tornará cada vez mais rara e cara porque o aumento das temperaturas afetará o rendimento e o preço da cevada.

A felicidade nunca é completa.