Estranhas criaturas marinhas foram descobertas nas profundezas do oceano

Uma viagem de pesquisa no Parque Marinho das Ilhas Cocos, na Austrália, descobriu uma grande variedade de criaturas estranhas, misteriosas e inacreditavelmente maravilhosas. Aqui te contamos mais.

Blind Eel
Uma espécie previamente desconhecida de enguia cega. Crédito: Benjamin Healley/Victoria Museums.

O fundo do mar do Parque Marinho das Ilhas Cocos, na Austrália, foi mapeado pela primeira vez por cientistas do Research Institute of Museums Victoria, revelando uma série de espécies raras de águas profundas.

O Parque Marinho das Ilhas Cocos é o mais novo parque nacional marinho da Austrália, cobrindo uma área de 467.054 quilômetros quadrados nas ricas águas azul-turquesa do Oceano Índico.

Os pesquisadores acabam de retornar de uma viagem de 35 dias e 11.000 km pelo parque marinho, a bordo do navio de pesquisa Investigator, operado pela Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth. (CSIRO). Além de documentar a variada topografia submarina do parque, eles obtiveram imagens e exemplares de algumas das espécies marinhas mais fascinantes do mundo.

A vida abundante do fundo do mar das Ilhas Cocos

Mergulhando até 5.000 m abaixo da superfície do oceano, os pesquisadores a bordo do Investigator coletaram inúmeras amostras dos peixes raros que cercam as Ilhas Cocos.

No topo da lista estava a descoberta de uma espécie de enguia cega (na foto da capa) até então desconhecida pela ciência. Coberto de pele pálida e gelatinosa, esta criatura fantasmagórica foi encontrada a uma profundidade de 5 km e supostamente dá à luz filhotes vivos, uma característica incomum em peixes.

Batfish
Um espécime de peixe-morcego do fundo do mar. Crédito: Benjamin Healley/Victoria Museums.

Outra das espécies incomuns encontradas foi uma espécie de peixe-morcego do fundo do mar, um animal conhecido por vagar pelo fundo do mar com duas barbatanas semelhantes a braços. Embora não aparente na foto acima, esses peixes-morcego têm uma pequena "isca de pesca" escondida dentro de seus focinhos, que eles usam para atrair pequenas presas.

As espécies do oceano profundo são famosas por assumirem aparências bastante sinistras, quase monstruosas. E um exemplar do peixe-víbora de Sloane coletado na viagem certamente faz jus a essa reputação, como fica evidente na imagem abaixo. Com dentes que não pareceriam deslocados em um filme de terror, esses predadores vorazes usam fotóforos emissores de luz para atrair suas presas para a morte.

Sloane's viperfish
O temível peixe-víbora de Sloane. Crédito: Benjamin Healley/Victoria Museums.

Algumas das outras espécies encontradas pelos pesquisadores incluíam o Bathypterois guentheri, a enguia pelicano, a enguia narceja esbelta e o ouriço-do-mar panqueca.

Enormes montes submarinos e vulcões submersos

Estabelecido em março de 2022, o Parque Marinho das Ilhas Cocos é um dos 60 em águas australianas, que juntos formam uma das maiores redes de parques marinhos da Terra.

O misterioso terreno subaquático do parque foi revelado usando imagens tridimensionais, que os pesquisadores transmitiram diretamente do barco para o povo das Ilhas Cocos, permitindo que eles admirassem o mundo subaquático abaixo deles. As imagens revelaram enormes montes submarinos de topo plano, cones vulcânicos e enormes cânions formados por avalanches de areia.

“Usamos os recursos completos de mapeamento de profundidade oceânica do RV Investigator para realizar pesquisas abrangentes ao redor das Ilhas Cocos, desde profundidades costeiras de menos de 100m até o abismo cerca de 4.800m abaixo”, explicou Nelson Kuna, Surveyor CSIRO hydrographic.

“O conjunto de dados agora cobre uma área substancial do novo parque marinho e mostra as Ilhas Cocos como os picos gêmeos de um enorme monte submarino que se eleva a quase 5.000 metros do fundo do mar circundante. É realmente uma honra ver, pela primeira vez, essas características impressionantes reveladas das profundezas.”