Trio de cientistas do clima ganha Prêmio Nobel de Física deste ano!

Na última terça (05), a Academia Real de Ciências da Suécia anunciou que o Prêmio Nobel de Física de 2021 foi concedido para três cientistas (um meteorologista, um oceanógrafo e um físico) por seus estudos em mudanças climáticas e de fenômenos físicos complexos.

Prêmio Nobel
Ilustração que representa o trio de pesquisadores vencedores do Nobel de Física; Syukuro Manabe (esquerda), Klaus Hasselmann (centro) e Giorgio Parisi (direita). Crédito: Niklas Elmehed/Prêmio Nobel.

Este ano o Prêmio Nobel de física foi concedido a três cientistas: Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi. Estes físicos desenvolveram modelos que auxiliam na compreensão de como diferentes concentrações de gases de efeito estufa levam a temperaturas mais altas na superfície da Terra e mostraram também que o aquecimento global que sentimos é resultante das emissões desses gases pela atividade humana.

O primeiro deles, Syukuro Manabe, é meteorologista sênior da Universidade de Princeton, Estados Unidos, e liderou o desenvolvimento de modelos físicos do clima da Terra, sendo o pioneiro a explorar a interação entre os movimentos verticais de atmosfera e o balanço de energia radiativa da Terra.

Klaus Hasselmann é oceanógrafo e professor do Instituto de Meteorologia Max Planck, em Hamburgo. Ele desenvolveu um modelo capaz de relacionar o tempo e clima, mostrando que um sistema caótico como a atmosfera poderia ser previsto com confiabilidade por modelos climáticos em um longo alcance temporal. Além de desenvolver diversos métodos utilizados para demonstrar que o aumento da temperatura global é resultado das emissões humanas de dióxido de carbono.

As descobertas reconhecidas este ano demonstram que o nosso conhecimento sobre o clima está consolidado sobre uma base científica sólida, baseada numa análise rigorosa das observações - Thors Hans Hansson, presidente do Comitê Nobel de Física.

Por último, Giorgio Parisi é físico e professor na Universidade Sapienza de Roma, na Itália. Suas descobertas estão entre as contribuições mais relevantes para a teoria dos sistemas complexos, onde descobriu padrões ocultos em materiais complexos desordenados. Com essas descobertas foi possível compreender e entender esses fenômenos em diversas áreas, como biologia, neurociência, aprendizado de máquina e meteorologia.

A premiação deste ano, cerca de 10 milhões de coroas suecas (equivalente a R$ 6,1 milhões), foi dividida em 2 partes. Metade do prêmio foi dividido entre Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann e a outra metade para Giorgio Parisi.

Curiosidades sobre o prêmio

O prêmio Nobel é um dos mais prestigiados nas áreas de literatura, física, medicina, química, economia e ativismo pela paz. Esses 6 prêmios são concedidos anualmente por instituições norueguesas e suecas: a Academia Real de Ciências da Suécia (química, física e economia), a Assembléia do Nobel do Instituto Karolinska (medicina), a Academia de Literatura da Suécia (literatura) e o Comitê Nobel da Noruega (paz).

O prêmio se iniciou em 1901, 1 ano após a criação da Fundação Nobel. Essa fundação foi criada a partir do testamento deixado por Alfred Nobel em 1865 (um anos antes de sua morte) que como último desejo declarou que 94% de seus rendimentos deveriam ser "distribuídos anualmente às pessoas que mais benefícios houvessem prestado à Humanidade”. Alfred Nobel foi um químico, engenheiro e inventor que dedicou grande parte da sua vida à técnica de explosivos utilizados para fins bélicos.

Entre 1901 e 2020, 934 indivíduos foram laureados, onde apenas 57 são mulheres. Dos 210 laureados em Física, 181 em Química e 261 Medicina, apenas 3 mulheres foram laureadas em Física, 5 em Química e 12 em Medicina. A primeira mulher a receber o Nobel foi Marie Curie, com o nobel de Física em 1903 e ela também foi a primeira pessoa a receber um segundo Nobel em 1911, no campo da Química. Ela é a única mulher a receber o Nobel duas vezes.