Tecnologia de captura de carbono gera polêmica no Reino Unido

De um lado, os especialistas endossam a tecnologia para capturar e armazenar carbono. De outro, os ativistas apoiam a construção de novas usinas de energia renovável. Descubra aqui os detalhes!

Emisión de gases efecto invernadero a la atmósfera
O debate é gerado entre a tecnologia de captura do carbono e a construção de usinas de energia renovável.

O debate está no auge e as decisões devem ser tomadas logo, já que o tempo está passando e ainda há metas a serem cumpridas até 2030. No Reino Unido, tanto os geólogos como os engenheiros têm criticado grupos ambientalistas. Estes grupos afirmam que a captura e armazenamento de carbono, para reduzir as emissões, são erros muito caros. Mas primeiro, vamos entender um pouco mais sobre o assunto.

O que é captura, uso e armazenamento de carbono?

Trata-se de uma cadeia de diferentes tecnologias, que pode evitar que o dióxido de carbono produzido pelas grandes fábricas e usinas de energia alcance a atmosfera. Dessa maneira, contribui para um cenário de aquecimento global menos preocupante.

A primeira coisa que é necessária é equipar as chaminés das fábricas com filtros especiais de solvente, capazes de reter as emissões antes que escapem para a atmosfera. Esse gás é então canalizado para locais onde pode ser usado ou armazenado. A maior parte do dióxido de carbono seria injetada a uma grande profundidade no solo; a outra forma seria usá-lo para ajudar no cultivo de plantas ou na fabricação de refrigerantes.

A polêmica que foi provocada

De acordo com especialistas da Universidade de Edimburgo, a captura e armazenamento de carbono será a única forma eficaz e em curto prazo que evitará que a indústria do aço, a fabricação de cimento e vários outros processos continuem lançando emissões na atmosfera. Nos últimos 20 anos, diversos programas foram propostos para este fim, mas foram cancelados pois os governos hesitaram em financiá-los.

No entanto, o Primeiro-Ministro Boris Johnson se comprometeu a contribuir com 1 bilhão (de libras esterlinas) de fundos públicos, como parte de seu plano para uma "Revolução Industrial Verde". Isto "caminha" lado a lado com o objetivo de tornar o Reino Unido um líder mundial na tecnologia proposta e também criar milhares de empregos.

Por outro lado, os ativistas da Global Witness e do Friends of the Earth Scotland disseram há alguns dias que o fato de depender da captura e armazenamento do carbono não é uma maneira confiável de descarbonizar o sistema de energia atual. Eles declararam isto por meio de uma publicação, onde afirmam que esta tecnologia tem um histórico de promessas exageradas. No entanto, eles sugerem e recomendam que seja dada prioridade à construção de mais usinas de energia renovável.

Por fim, a grande maioria dos sucessos atuais do Reino Unido na redução das emissões de carbono vêm da indústria de energia: as fontes de energia renovável assumiram a geração de eletricidade a partir de usinas de carvão, gás e petróleo.