Radiação ultravioleta pode causar um tipo raro de câncer ocular

A radiação ultravioleta pode causar um tipo raro de câncer ocular, o melanoma conjuntival, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Manchester financiada pela Cancer Research UK.

Radiação ultravioleta causa tipo raro de câncer ocular
Se estiver ao ar livre quando o nível de UV é 3 ou superior, pense em proteger sua pele com uma combinação de tempo na sombra, aplicando protetor solar nas partes que você não pode cobrir e usando óculos de sol com proteção UV.

A exposição à radiação ultravioleta (UV) proveniente do Sol é considerada a principal causa de câncer de pele, mas seu papel no desenvolvimento de formas mais raras de câncer no olho não era conhecido. Segundo uma pesquisa da Universidade de Manchester financiada pela Cancer Research UK, a radiação ultravioleta pode causar melanoma conjuntival.

Este novo estudo revelou mudanças genéticas notavelmente semelhantes no melanoma conjuntival ao do melanoma cutâneo (pele) causado pela radiação UV. Logo, os tratamentos usados para o melanoma de pele também podem beneficiar pessoas com essa forma rara de câncer ocular.

Os pesquisadores, liderados pelo professor Richard Marais do Cancer Research UK Manchester Institute da University of Manchester, usaram o sequenciamento do genoma inteiro para examinar a composição genética dos melanomas que se desenvolvem na membrana que cobre a parte frontal do olho, para entender melhor o que causa esse subtipo de melanoma específico.

Surpreendentemente, descobriram que as alterações genéticas nas amostras de tecido de pessoas com melanoma conjuntival, impulsionado pela radiação UV, ocorrem nos genes BRAF e RAS, mesmos genes que frequentemente sofrem mutações no melanoma de pele.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Manchester, a radiação ultravioleta pode causar melanoma conjuntival.

Esses achados complementam um estudo semelhante, mostrando que outro tipo raro de melanoma do olho, chamado melanoma uveal, que se desenvolve na íris, também pode ser causado pela radiação UV.

Além disso, esses estudos sugerem que pessoas com formas específicas de câncer de olho podem se beneficiar de tratamentos que são usados atualmente para melanoma de pele. Se comprovada a eficácia, os medicamentos podem ser administrados com base na genética do tumor e não em sua localização no corpo.

O professor Richard Marais, principal autor do estudo, acredita que o trabalho mostra a importância de investigar a biologia subjacente em cânceres raros, o que poderia identificar novas vias de tratamento sob medida para as pessoas.

Marais declarou: “Ao mostrar que a radiação ultravioleta pode causar melanoma conjuntival, aumentamos nossa compreensão dos perigos conhecidos do sol para os nossos olhos. Lembra-nos da importância de proteger não só a sua pele, mas também os seus olhos da luz ultravioleta, seja na vida quotidiana, ou onde a radiação ultravioleta é particularmente elevada e causa mais danos, como na praia ou na montanha."

Pessoas com formas específicas de câncer de olho podem se beneficiar de tratamentos que são usados atualmente para melanoma de pele.

Este estudo é um exemplo clássico de como a compreensão da biologia de um câncer mais comum pode ser usada para ajudar pessoas com doenças mais raras que podem ser mais difíceis de estudar e muitas vezes têm menos opções de tratamento.