Quais são as melhores ervas medicinais para preparar suas infusões?

Se você é um amante de chás de ervas, esta novidade é para você. Aproveite até a última gota de bem-estar que estas recomendações lhe proporcionarão e, além disso, você poderá cultivar as plantas em sua própria casa.

Mulher servindo chá de ervas na tigela, fundo do sofá
As ervas medicinais são a alternativa natural para fortalecer nosso sistema imunológico.

A Real Academia Espanhola (RAE) define a infusão como "uma bebida obtida de várias frutas ou ervas aromáticas, como chá, café, camomila, etc., introduzindo-as em água fervente". Desde os tempos antigos, os chás de ervas têm sido amplamente utilizados para doenças, como dor de estômago, tosse, inchaço menstrual, relaxamento e muito mais.

E como não amá-los, se as ervas podem ser cultivadas em nossa casa, até mesmo que você more em apartamento. É uma questão de vontade cultivar a sua planta preferida num vaso e extrair todos os seus benefícios através de infusões, e poder adoçar com mel puro para realçar o seu aroma e sabor.

As três infusões mais benéficas para a sua saúde

Atualmente, temos casas de chá especializadas que oferecem até os utensílios mais sofisticados para desfrutar de uma infusão. Mas, antes de plantar ou ir às compras, queremos compartilhar com você as 3 bebidas que a Escola de Medicina da Universidade de Harvard mais recomenda, para que você aproveite até a última gota.

Chá de gengibre

Essa infusão se popularizou e já a incluímos em nossa alimentação, principalmente no inverno. Seu sabor levemente picante é um excelente remédio para náuseas.

Mulher preparando chá de gengibre com mel e limão
Adicione mel e limão à sua infusão de gengibre para potencializar seus benefícios e desfrutar de seu sabor.

"A infusão de gengibre fortalece o sistema imunológico e é um magnífico anti-inflamatório. No entanto, o gengibre pode retardar a coagulação do sangue e ser potencialmente perigoso para pessoas que tomam anticoagulantes", destaca a instituição médica.

Chá de camomila

Entre seus benefícios estão os flavonoides, cuja principal função é atuar como antioxidante. Além disso, suas pequenas quantidades de vitaminas e minerais como potássio, caroteno e cálcio o tornam uma estrela em infusões.

“Existem estudos que sugerem que a camomila apresenta benefícios como menor risco de morte por doenças cardíacas, suporte ao sistema imunológico e possível proteção contra alguns tipos de câncer”, indica a entidade de saúde.

E, como muitas mulheres sabem, o chá de camomila é uma excelente opção natural para o ciclo menstrual, devido aos seus efeitos ansiolíticos e anti-inflamatórios. Vale ressaltar que as pessoas alérgicas ao pólen são aconselhadas a não tomar chá de camomila. Caso contrário, a reação pode ter consequências graves no corpo.

Chá de hibisco

Por fim, e muito pouco conhecido, recomenda-se o chá de hibisco feito com suas lindas flores. Harvard diz que "se destaca por seu poder antioxidante e contém pequenas quantidades de magnésio, cálcio, potássio e outros oligoelementos".

A infusão de hibisco traz benefícios antivirais, sendo muito eficiente no tratamento de algumas cepas da gripe aviária, indica a instituição médica.

Se você sofre de pressão alta, tente tomar chá de hibisco, pois será extremamente bom para regular sua pressão arterial. O mesmo é recomendado se você tiver altos níveis de colesterol ruim.

flores de hibisco
Se você tiver um espaço em casa, pode cultivar seu próprio hibisco em um pote para preparar seu chá.

Como em qualquer ordem das coisas, o excesso pode ser prejudicial à saúde. Hoje temos o conhecimento e a capacidade de cultivar nossas próprias ervas medicinais, por isso é recomendável alternar diferentes tipos de infusões para obter todos os benefícios que a natureza nos oferece.