Por que o chá é importante e quais benefícios seu consumo nos traz?

O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Se é um amante desta infusão e os seus aromas o envolvem, então este artigo é especialmente para você. Leia aqui.

chá
Uma das bebidas mais consumidas no mundo é o chá. Além de afastar o frio, seu consumo traz grandes vantagens.

O chá tem seu dia. O Dia Internacional do Chá é comemorado em 21 de maio, com o objetivo de promover sua produção e consumo sustentáveis. A ONU designou esta data desde 2019 para conscientizar a população mundial sobre a importância do chá na economia de alguns países em desenvolvimento.

A indústria do chá é uma fonte essencial de renda em países pobres em recursos, acima de tudo gera mão de obra e fortalece o desenvolvimento rural. Sem dúvida, sua produção ajuda a reduzir a pobreza e oferece maior segurança alimentar.

O chá é, depois da água, a bebida mais consumida a nível mundial. Segundo um relatório da World Population Review, o país que mais consome chá per capita é a Turquia, seguida pela Irlanda e o Reino Unido. Na América Latina, o Chile tem o primeiro lugar em seu consumo.

O chá nunca falta no Chile

O chá é uma das infusões quentes mais populares no Chile, junto com o café e o mate. Em uma refeição tradicional, pode sempre saboreá-lo junto com a comida. Talvez você se questione porque faz parte da cultura deste país ou mesmo porque está associado ao famoso "onze", uma pausa na manhã para comer.

chá, Chile
Um típico "onze" chileno sempre tem pão, queijo e abacate acompanhado de um bom chá.

Tudo começou no século 18, quando marinheiros ingleses visitaram cidades portuárias como Valparaíso e Punta Arenas, alguns dos quais se estabeleceram como imigrantes. Os britânicos residentes conseguiram espalhar seu costume de "hora do chá", primeiro entre a aristocracia crioula até se espalhar para todas as classes sociais.

Na verdade, diz-se que o "onze" pode ter recebido o nome da tradição britânica conhecida como "elevenses", uma refeição leve com chá que os ingleses faziam especificamente às 11 da manhã, e que logo mudou de horário e foi "castelhanizada". Essa é uma das teorias da origem dessa peculiar comida chilena, segundo a Marca Chile.

Em que o chá nos beneficia?

O consumo do chá é essencial na cultura de muitas sociedades e traz bem-estar à saúde. Aqui trazemos uma série de benefícios que podem ser úteis na hora de escolher o tipo de chá para levar à mesa.

TipoCaracterísticasBenefícios
PretoEfeitos semelhantes aos do café, mas mais saudáveis.Fornece energia, ajuda a diminuir os níveis de colesterol e ajuda a controlar os níveis de estresse. Queima de gordura.
MatchaFaz parte da família do chá verde.Relaxa nosso organismo. Tem efeitos emagrecedores e previne o aumento do açúcar no sangue. Fortalece o sistema imunológico.
VerdeÉ o chá por excelência e um dos mais consumidos. Suas propriedades antioxidantes cooperam na prevenção do câncer e de doenças neurológicas como Parkinson ou Alzheimer.
VermelhoEspecialmente, tem efeitos diuréticos.Ajuda a prevenir problemas respiratórios. Atua na redução do colesterol e triglicerídeos.
Alguns tipos de chá e seus benefícios. Extraído de La Vanguardia.

Esta bebida vem da planta Camellia sinensis e tem diferentes variedades. Dependendo dos compostos químicos que predominam no tipo de chá, ele oferece um ou outro benefício. Em geral, eles têm um efeito antioxidante que ajuda a combater o hipertireoidismo e o envelhecimento, além de ter um efeito antiinflamatório.

Como as mudanças climáticas influenciam o chá?

As culturas de chá são muito sensíveis à variação das condições agroecológicas. Um clima chuvoso e temperado é necessário para o crescimento das árvores de chá: de fato, é cultivado em poucos países como China, Sri Lanka e Argentina. É por isso que preocupa o impacto da mudança climática em sua produção.

A ONU afirma que "as mudanças na temperatura e nos padrões de chuva —com mais inundações e secas— já estão afetando os rendimentos, a qualidade e os preços dos produtos de chá".

youtube video id=VSDFiNqHiTg

Hoje, além de saborear uma boa xícara com esta incrível infusão, convidamos você a refletir sobre o que significa o chá no desenvolvimento rural e como as mudanças climáticas afetam sua produção. Como humanidade, somos responsáveis por sua futura escassez, mas ainda temos tempo para agir.